Como emitir uma Nota Fiscal a partir de um Orçamento

Nesse post abordaremos como você pode emitir uma nota fiscal eletrônica (NF-e) a partir de um orçamento, função que facilita e agiliza a geração de notas fiscais, eximindo o usuário de digitar novamente uma nota fiscal de um registro que já existe no programa. Para gerarmos uma nota fiscal de um orçamento, faremos o seguinte:

  1. Abra a tela de orçamentos: A tela de orçamentos no Anexar fica em Movimentação -> Orçamentos.
  2. Selecione o Orçamento a faturar: Use os filtros de pesquisa da tela para localizar e selecionar o Orçamento a ser faturado.
  3. Selecione a opção de Gerar NF-e: A opção de gerar NF-e fica no botão Opções, botão Gerar NF-e.
  4. Selecione o CFOP a ser usado, e os produtos a serem faturados: No painel de geração de notas fiscais, selecione o CFOP a ser usado na nota fiscal na lista de CFOPs, e marque os produtos que serão faturados clicando duas vezes em cima de cada um. Itens com X serão faturados, enquanto itens sem X não serão. Atente para as opções de importar parcelas e de importar observações – Essas opções puxam as parcelas do orçamento para a seção financeira da nota, e as observações do orçamento para os dados adicionais da nota. Após confirmar os dados que irão gerar a nota fiscal, clique em Confirmar para digitar a nota fiscal.
  5. Confirme os dados da nota fiscal: Após clicar em confirmar, o Anexar digitará a nota fiscal usando os dados do orçamento. Confirme que todos os produtos estão com seus dados tributários corretos, que o cliente tem todos os dados, natureza de operação correta, dados adicionais, etc. Assim que estiver tudo ok, clique em Salvar na inferior direita da tela, clique em sim, e coloque a sua senha. O sistema salvará a nota fiscal com status digitada no sistema, ficando no aguardo do comando de emissão para validar a nota.
  6. Selecione a nota fiscal a ser emitida: Selecione clicando uma vez sobre a nota que você acabou de digitar, e clique em Emitir NF-e para emitir a nota.
  7. Confirme o número da nota a ser emitida, e mande emitir: Após clicar em emitir, aparecerá o painel de emissão de nota fiscal, com o numero fiscal utilizado, data da emissão, série usada na emissão, etc. Se todos os dados estiverem de acordo, clique no botão Gerar e enviar para que a nota fiscal seja transmitida para a Sefaz. Se todos os dados estiverem corretos, a nota será emitida.

Esses são os passos para emitir uma nota fiscal a partir de um orçamento no Anexar. Para informações sobre outros módulos ou outras funções de orçamento, consulte nossa wiki em outra seção, pu outro post na seção de Orçamentos.

No Comments

Post A Comment

WhatsApp WhatsApp