Como adicionar sub-produtos nos produtos do Anexar para cadastro de produtos compostos e kits

Nesse post mostraremos como cadastrar sub-produtos dentro dos produtos do anexar. Essa função deve ser usada para cadastro de produtos compostos e kits, onde você vende o produto composto completo e seus componentes separados, como, por exemplo, uma cesta básica: Você vende a cesta completa, mas também pode vender seus componentes separadamente. O Anexar também calculará o custo do produto principal somando o valor de custo de cada componente, ou se preferir, o valor de venda de cada componente.

Para colocarmos sub-produtos dentro de um produto no Anexar, primeiro precisamos alterar o produto principal. Na tela de produtos, selecione o produto principal clicando uma vez sobre ele e depois clique no botão “Alterar” localizado no inferior da tela, como mostrado na “Imagem 1” a seguir:

Imagem 1: Tela de cadastro de produto com o botão Alterar em evidência;

Após clicar em alterar, precisamos configurar ao produto para receber sub-produtos. Para fazer isso, clique na caixa de marcar “Produto contém sub-produtos” na superior direita da tela de alteração de produtos, como mostrado na “Imagem 2” a seguir:

Imagem 2: Tela de alteração do produto com a caixa de marcar de produto contém sub-produto marcada e em evidência.

Após marcar a caixa, abrirá uma nova aba de nome “Composição/Produção – F8”. Nessa aba faremos a adição dos sub-produtos ao produto principal. Clique na sub-aba de Sub-produtos, localizada logo abaixo do nome reduzido do produto, para começarmos a adição. A tela de adição e controle de sub-produtos é como exibido na “imagem 3” a seguir:

Imagem 3: Tela de adição e controle de sub-produtos.

Nessa tela, para adicionarmos um sub-produto, clicaremos no botão “Adicionar Sub-produto”, localizado na inferior esquerda da tela. Abrirá então o painel de dados de sub-produtoNo painel de dados de sub-produto, primeiro precisamos dizer ao sistema qual o sub-produto que queremos adicionar. Podemos fazer isso digitando no campo Código/Código de Barras o código interno do produto ou seu código de barras. Também podemos usar ao invés desse campo o campo referência, ao lado, ou ainda podemos digitar parte do nome do produto no campo nome do produto. Além de todas essas opções, o Anexar ainda disponibiliza o botão de binóculo ao lado do campo de Código/Código de Barras para abrir a tela de produtos e usar os filtros da tela para facilitar ainda mais a pesquisa. Assim que for localizado o produto que queremos vincular, serão preenchidos os campos com os dados e valores do produto selecionado. Precisamos primeiro colocar a quantidade desse produto que é utilizada na composição do produto principal, se há algum acréscimo ou desconto em seu valor por estar em um produto composto, e os valores de custo e venda. Lembre-se que o Anexar pode ser configurado para calcular o custo do produto composto baseado tanto no custo de compra dos componentes, ou no valor de venda, então preste bem atenção nesses valores. Caso necessário, você também pode colocar uma observação nesse componente. Quando terminar de por as informações, clique em confirmar”, botão assinalado na “Imagem 4” a seguir:

Imagem 4: Painel de adição/alteração de sub-produtos, com o botão de confirmação assinalado.

Após adicionar esse componente no produto principal, você pode adicionar mais componentes no produto principal repetindo a operação descrita acima, caso necessário. Os produtos também tem uma legenda ao lado do nome deles, onde se o ícone estiver verde, o valor do componente está igual ao do cadastro. Se estiver cinza, está diferente. Essa função auxilia para saber se o valor de um componente segue o cadastro, ou tem algum valor diferenciado para essa composição. Você também pode fazer um esquema de baixa de estoque diferenciado, que funciona da seguinte forma:

Note que nessa tela, existe uma caixa dizendo “Movimenta Estoque de Sub-produto”. Essa Caixa, se marcada, remove do estoque todos os componentes usados na composição do produto principal ao vendê-lo. Na parte superior esquerda, temos uma caixa igual a anterior, dizendo “Movimenta estoque do produto”. Essa caixa, se marcada, removerá do estoque o produto principal, ou seja, o produto composto, do estoque mediante sua venda. Isso lhe dá liberdade para escolher, por exemplo, criar uma produção de produtos compostos, descontando os componentes do estoque, e quando vender um produto composto, ele sai do estoque sem mexer no estoque de componentes. Ou ainda, você pode montar o produto composto na hora da venda, sem controlar estoque de produto produzido, somente dos componentes, assim, quando vender um produto composto, ele em si não sairá do estoque, somente os componentes necessários para produzir a quantidade vendida de produtos.

Após colocar todos os componentes dentro do produto principal, e decidir qual será a regra de baixa do estoque do produto, clique no botão “Salvar” localizado na inferior direita da tela, e pronto! Está configurado o produto composto com seus componentes, para calcular o custo por componente e realizar a baixa de estoque de acordo com a sua regra!

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