Como Renegociar/Agrupar Contas a Receber?

No Anexar, você pode usar uma função chamada de Renegociar Contas Selecionadas para agrupar contas, alterando dados como: Valores, vencimentos e quantidades de parcelas, entre outros.

ESSA FUNÇÃO FAZ PARTE DO MÓDULO DE CONTAS A PAGAR E CONTAS A RECEBER, E FUNCIONAM DA MESMA FORMA EM AMBOS OS MÓDULOS, ENTÃO PODEMOS UTILIZAR ESSE MESMO PASSO A PASSO PARA AMBAS AS SITUAÇÕES.

Para começar, primeiro devemos acessar o módulo que desejamos utilizar.

Em seguida, pesquise um intervalo que liste todas as contas que você deseja agrupar. Pode ser pesquisando pelo próprio Pagador/Beneficiário da conta.

Em seguida, clique no botão Opções, localizado na parte inferior direita da tela, e depois clique em Renegociar Contas Selecionadas.

O processo de Renegociar/Agrupar contas se divide em 4 passos:

Passo 1 – Selecionar Pagador/Beneficiário

Na primeira tela devemos selecionar de qual pagador/beneficiário vamos agrupas as contas, para isso, basta dar um duplo clique no cliente desejado, ou seleciona-lo e clicar no botão Avançar. Lembrando que podemos apenas agrupas/renegociar contas de um mesmo pagador/beneficiário.

Passo 2 – Selecionar Contas

Em seguida, precisamos marcar quais contas vamos agrupas/renegociar. Podemos também utilizar os botões de Marcar Todos Desmarcar Todos para agilizar o processo de seleção. Após selecionar todas as contas desejadas, clique no botão Avançar.

Passo 3 – Configurar Conta

No próximo passo, você irá configurar a nova conta a ser gerada. Os campos que podem ser configurados são:

1 – Empresa: Aqui você seleciona para qual das empresas cadastradas você irá salvar essa conta.
2 – Descrição: Aqui você pode descrever sua nova conta
3 – Conta Regente: Nesse campo você seleciona a Conta Regente da qual essa conta irá fazer parte
4 – Conta Subordinada: Nesse campo você seleciona a Conta Subordinada da qual essa conta irá fazer parte.
5 – Histórico Padrão: Aqui você define o Histórico Padrão dessa conta.
6 – Observações: Você pode colocar alguma observação adicional na conta utilizando esse campo.
7 – Criar Lembrete: Caso você utilize o módulo de Agenda, aqui você pode marcar esse checkbox e agendar um lembrete dessa conta em sua agenda.
8 – Documento Nº: Aqui você define o novo número de documento que essa conta terá
9 – Código das Contas Selecionadas para Renegociação: Nesse campo será mostrado o código de todas as contas que estão sendo agrupadas.
10 – Quantidade de Parcelas: Aqui você define em quantas parcelas essa nova conta vai ser dividida.
11 – Data Base: Nesse campo você informa a data base de cobrança da nova conta
12 – Valor Bruto das Parcelas: Esse é o valor bruto da soma de todas as contas
13 – Valor de Multa: Aqui mostra a soma dos valores de multa das contas agrupadas
14 – Valor de Juros a Cobrar: Aqui mostra a soma dos juros das contas agrupadas.
15 – Valor de Desconto: Aqui mostra a soma dos descontos das contas agrupadas
16 – Total a ser Renegociado: Esse é o valor líquido da nova conta a ser gerada.

Passo 4 – Configurar Parcelas

Após terminar de configurar a renegociação, o sistema irá mostrar uma tela onde poderemos configurar as parcelas individualmente, nela podemos configurar:

Número do Documento: Aqui o sistema irá dar sequência no Nº do Documento conforme você preencheu o campo na etapa anterior, mas é possível mudar individualmente o número de cada parcela.
Data de Vencimento: Você também pode configurar datas de vencimento individuais nas parcelas diferente do que o sistema sugere.
Valor: Você também pode colocar valores diferentes em cada parcela. É importante lembrar que a soma dos valores tem que ser igual ao total da conta agrupada.

Além disso, o sistema vai pedir que você preencha o Motivo da Renegociação, que você precisa informar no campo do lado direito da tela.

Feito isso, basta clicar no botão Concluir e o sistema irá gerar a(s) nova(s) conta(s) baseado nas informações que você forneceu.

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