Pedido
25 de outubro de 2018
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Lição 1: Gerar Pedido Simples.
- 1. Adicione um cliente utilizando os filtros apresentados na tela de pesquisa.
- 2. Informe um vendedor.
- 3. Adicione um produto ao pedido sem alterar a quantidade 1, mantendo o valor unitário do item.
- 4. Adicione outro produto informando a quantidade 5, mantendo o valor unitário do produto.
- 5. Adicione novamente outro produto com quantidade igual a 1, e acrescente R$1,00 ao valor unitário do mesmo.
- 6. Adicione novo produto com quantidade igual a 1, mantendo o valor unitário do produto, e aplique desconto de 5% no item.
- 7. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
- 8. Salve o Pedido.
- 9. Imprima o pedido selecionando uma das formas de impressão que o sistema disponibiliza .
Lição 2: Gerar Pedido simples alterando e removendo itens.
- 1. Adicione um cliente utilizando os filtros apresentados na tela de pesquisa.
- 2. Informe um vendedor.
- 3. Adicione um produto ao Pedido com quantidade igual a 1, mantendo o valor unitário do produto.
- 4. Adicione um produto ao Pedido com a quantidade 5, mantendo o valor unitário do produto.
- 5. Adicione um produto ao Pedido com a quantidade 7, mantendo o valor unitário do produto.
- 6. Adicione um produto ao Pedido com a quantidade 9, mantendo o valor unitário do produto.
- 7. No Primeiro item adicionado, clique duas vezes, e altere a quantidade do produto de 1 para 2 unidades.
- 8. No Segundo item adicionado, clique duas vezes, e altere o seu valor unitário, acrescentando mais R$ 1,00.
- 9. No Terceiro item adicionado, clique duas vezes, e altere o produto, aplicando um desconto de 5% no item.
- 10. No Quarto item adicionado, clique duas vezes, e remova o produto.
- 11. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
- 12. Salve o Pedido.
- 13. Imprima o pedido selecionando uma das formas de impressão que o sistema disponibiliza. .
Lição 3: Alterar Pedido já existente.
- 1. Adicione um cliente utilizando os filtros apresentados na tela de pesquisa
- 2. Informe um Vendedor.
- 3. Adicione um produto ao Pedido mantendo a quantidade igual a 1, mantendo o valor unitário do produto.
- 4. Adicione um produto ao Pedido informando a quantidade 2, mantendo o valor unitário do produto.
- 5. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
- 6. Salve o Pedido.
- 7. Pesquise o Pedido criado recentemente (tendo como base o cliente, a data e o valor do Pedido).
- 8. Clique no botão Alterar.
- 9. Clique duas vezes no Segundo item adicionado e remova o produto.
- 10. Clique duas vezes no Primeiro item do Pedido e altere a quantidade para 2.
- 11. Antes de salvar observe o valor do pedido em relação as parcelas geradas, pois se o valor não coincidir será necessário alterar o valor da parcela. Caso isto ocorra, vá em parcelas e selecione a opção alterar. Em seguida informe o novo valor a parcela.
- 12. Salve o Pedido.
- 13. Imprima o pedido selecionando uma das formas de impressão que o sistema disponibiliza.
Lição 4: Remover Pedido já existente.
- 1. Adicione um cliente utilizando os filtros apresentados na tela de pesquisa.
- 2. Informe um Vendedor.
- 3. Adicione um produto ao Pedido mantendo a quantidade igual a 1, mantendo o valor unitário do produto.
- 4. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
- 5. Salve o Pedido.
- 6. Pesquise o Pedido criado (tendo como base o cliente, a data e o valor do Pedido).
- 7. Clique no botão Excluir.
Lição 5: Clonar Pedido já existente.
- 1. Adicione um cliente utilizando os filtros apresentados na tela de pesquisa.
- 2. Informe um vendedor.
- 3. Adicione um produto ao Pedido mantendo a quantidade igual a 1, mantendo o valor unitário do produto.
- 4. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
- 5. Salve o Pedido.
- 6. Pesquise o Pedido criado (tendo como base o cliente, a data e o valor do Pedido).
- 7. Clique em Recursos adicionais.
- 8. Clique em Clonar.
- 9. Altere o cliente.
- 10. Salve o Pedido.
- 11. Imprima o pedido clonado selecionando uma das formas de impressão que o sistema disponibiliza.
Lição 6: Alterar Parcelas de um Pedido salvo.
- 1. Adicione um cliente utilizando os filtros apresentados na tela de pesquisa.
- 2. Informe um vendedor.
- 3. Adicione um produto ao Pedido mantendo a quantidade igual a1, mantendo o valor unitário do produto.
- 4. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
- 5. Salve o Pedido.
- 6. Pesquise o Pedido criado (tendo como base o cliente, a data e o valor do Pedido).
- 7. Clique em alterar.
- 8. Vá até a aba Parcelas (F7).
- 9. Clique em alterar parcela, adicione 2 dias na data do vencimento e altere a forma de pagamento.
- 10. Clique em Aplicar.
- 11. Salve o Pedido.
- 12. Imprima o pedido alterado selecionando uma das formas de impressão que o sistema disponibiliza.
Lição 7: Gerar mais de uma Parcela em um Pedido.
- 1. Adicione um cliente utilizando os filtros apresentados na tela de pesquisa.
- 2. Informe um vendedor.
- 3. Adicionar um produto ao Pedido informando a quantidade 5, mantendo o valor unitário do produto.
- 4. Vá até a aba de Parcelas (F7), adicione parcelas com uma condição de pagamento com pelo menos duas parcelas. Informe uma forma de pagamento padrão para as condições de pagamento. Confirme cada forma de pagamento, podendo alterar valor de cada parcela, data de vencimento e forma de pagamento.
- 5. Salve o Pedido.
- 6. Imprima o pedido selecionando uma das formas de impressão que o sistema disponibiliza.
Lição 8: Confirmando/ Desconfirmando um pedido.
- 1. Adicione um cliente utilizando os filtros apresentados na tela de pesquisa.
- 2. Informe um vendedor.
- 3. Adicione um produto ao Pedido informando a quantidade 6, mantendo o valor unitário do produto.
- 4. Gere apenas 1 parcela de pagamento (aba parcela F7).
- 5. Salve o Pedido.
- 6. Pesquise o Pedido criado (tendo como base o cliente, a data e o valor do Pedido).
- 7. Clique em Confirmar Pedido (cuidando para não confirmar todos por engano).
- 8. Confirme o aviso da geração de financeiro e estoque que o sistema retornou.
- 9. Visualize a situação do Pedido.
- 10. Clique em Desconfirmar Pedido.
- 11. Escreva o motivo da desconfirmação.
- 12. Visualize a situação do Pedido.
Lição 9: Gerar título bancário em uma Parcela de um Pedido.
- 1. Adicione um cliente utilizando os filtros apresentados na tela de pesquisa.
- 2. Informe um vendedor.
- 3. Adicione um produto ao Pedido informando a quantidade 5, mantenha o valor unitário do produto.
- 4. Na aba de Parcelas (F7) mande gerar parcelas com uma condição de pagamento com pelo menos duas parcelas. Informe como forma de pagamento destas parcelas uma forma de pagamento que gera Título bancário. Confirme cada forma de pagamento, podendo alterar valor de cada parcela, data de vencimento e forma de pagamento.
- 5. Salve o Pedido.
- 6. Confirme Pedido e verifique se as parcelas gerarão contas a receber. (Os títulos somente serão gerados pelo sistema se as parcelas gerarem contas a receber)
- 7. Imprima o pedido selecionando uma das formas de impressão que o sistema disponibiliza.
- 8. No botão Relatório existente na listagem de Pedido, selecione a impressão de boletos. Realize a impressão dos boletos listados.
Lição 10: Aplicar Desconto para todos os produtos.
- 1. Adicione um cliente utilizando os filtros apresentados na tela de pesquisa.
- 2. Informe um vendedor.
- 3. Adicione um produto ao Pedido informando a quantidade 6, mantenha o valor unitário do produto.
- 4. Adicione um produto ao Pedido com a quantidade 5, mantenha o valor unitário do produto.
- 5. Clique no botão Aplicar Desconto e informe um percentual de desconto de 3% que será aplicado em todos os produtos.
- 6. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
- 7. Salve o Pedido.
- 8. Imprima o pedido selecionando uma das formas de impressão que o sistema disponibiliza.
Lição 11: Aplicar Desconto Extra no Pedido.
- 1. Adicione um cliente utilizando os filtros apresentados na tela de pesquisa.
- 2. Informe um vendedor.
- 3. Adicione um produto ao Pedido informando a quantidade 6, mantendo o valor unitário do produto.
- 4. Adicione um produto ao Pedido com a quantidade 5, mantendo o valor unitário do produto.
- 5. Informe R$ 1,00 no valor de desconto no campo Desconto de produtos, posicionado no lado direito inferior da tela de Pedido.
- 6. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
- 7. Salve o Pedido.
- 8. Imprima o pedido selecionando uma das formas de impressão que o sistema disponibiliza.
Lição 12: Alterar Status de Pedido.
- 1. Adicione um cliente utilizando os filtros apresentados na tela de pesquisa
- 2. Informe um vendedor.
- 3. Adicione um produto ao Pedido informando a quantidade 6, mantenha o valor unitário do produto.
- 4. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
- 5. Salve o Pedido.
- 6. Pesquise o Pedido criado (tendo como base o cliente, a data e o valor do Pedido).
- 7. Clique em Alterar.
- 8. Troque o status atual do Pedido, no campo Status localizado na parte superior da tela de Pedido.
- 9. Salve o Pedido.
- 10. Imprima o pedido selecionando uma das formas de impressão que o sistema disponibiliza.
Lição 13: Importar dados de outros módulos.
- 1. Adicione um cliente utilizando os filtros apresentados na tela de pesquisa.
- 2. Informe um vendedor.
- 3. Adicione um produto ao Pedido informando a quantidade 6, mantenha o valor unitário do produto.
- 4. Adicione mais um produto ao Pedido informando a quantidade 4, mantenha o valor unitário do produto.
- 5. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
- 6. Salve o Pedido.
- 7. Abra um novo Pedido.
- 8. Clique no botão Importar.
- 9. Pesquise pelo Pedido criado anteriormente (você pode importar de outros módulos também, como orçamento, conserto, etc.).
- 10. Devem permanecer marcados os produtos que deverão ser importados (neste caso vamos desmarcar o primeiro produto ).
- 11. Confirme a importação.
- 12. Gerar parcelas para o novo pedido.
- 13. Salve o Pedido.
- 14. Imprima no novo pedido selecionando uma das formas de impressão que o sistema disponibiliza.
Lição 14: Gerar NF-e a partir de um Pedido.
- 1. Adicione um cliente utilizando os filtros apresentados na tela de pesquisa
- 2. Informe um vendedor.
- 3. Adicione um produto ao Pedido informando a quantidade 6, mantenha o valor unitário do produto.
- 4. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
- 5. Salve o Pedido.
- 6. Confirme o Pedido salvo.
- 7. Pesquise o Pedido confirmado (tendo como base o cliente, a data e o valor do Pedido).
- 8. Clique em Recursos Adicionais e selecione a opção Gerar NF-e.
- 9. Selecione o CFOP da nota a ser emitida e caso necessário marque a opção que realiza a importação de parcelas para a nota fiscal. É necessário também informar quais produtos irão compor a NF-e marcando-os na interface.
- 10. Confirme a NF-e.
- 11. Salve a NF-e.
- 12. Emita a NF-e.
Lição 15: Gerar NFS-e a partir de um Pedido.
- 1. Adicione um cliente utilizando os filtros apresentados na tela de pesquisa.
- 2. Informe um vendedor.
- 3. Adicione um Serviço(F6) ao Pedido informando um valor ao mesmo.
- 4. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
- 5. Salve o Pedido.
- 6. Confirme o Pedido salvo.
- 7. Pesquise o Pedido confirmado (tendo como base o cliente, a data e o valor do Pedido).
- 8. Clique em recursos adicionais e selecione a opção Gerar NFS-e.
- 9. Salve a NFS-e.
- 10. Emita a NFS-e.
Lição 16: Gerar Ordem de Produção a partir de um Pedido.
- 1. Adicione um cliente utilizando os filtros apresentados na tela de pesquisa.
- 2. Informe um vendedor.
- 3. Adicione um produto ao Pedido informando a quantidade 6, mantenha o valor unitário do produto. (Informe um produto que possua subprodutos e ou matérias primas para que seja possível a geração da ordem de produção).
- 4. Adicione outro produto ao pedido informando a quantidade 10, mantenha o valor unitário do produto. (Informe um produto que possua subprodutos e ou matérias primas para que seja possível a geração da ordem de produção).
- 5. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
- 6. Salve o Pedido.
- 7. Confirme o Pedido salvo.
- 8. Clique em Recursos Adicionais e selecione a opção Gerar Ordem de Produção.
- 9. Selecione o produto a ser produzido (Obs. Uma ordem de produção é gerada apenas para um produto. Desta forma, se o pedido possuir mais de um produto e este devem possuir ordem de produção, deverá gerada uma ordem de produção para cada produto que compõe o pedido).
- 10. Confirme.
- 11. Salve a Ordem de Produção.
- 12. Confirme a Ordem de Produção.