Venda com devolução ou troca de produtos
No módulo de orçamento, onde você pode lançar as suas vendas, também é possível realizar a troca de mercadoria, caso seu cliente tenha comprado um produto
e precise trocar por outro, você pode usar o módulo de Devolução de produtos, onde é gerado um vale para o cliente poder utilizar na troca da mercadoria que ele vai levar.
Mas antes este módulo precisa estar habilitado, para isso siga os passos a seguir:
1° Na aba de Segurança -> Cadastro de Usuários -> pesquise os usuários e altere, depois clique na aba Movimentação vá até a opção Devolução de Produto e marque todas as permissões.
Depois nesta mesma tela, clique na aba Financeiro e vá até Vale, marque todas as permissões e clique em salvar.
Depois na tela principal do sistema clique em Configurações -> Padrões de Contas/Estoque
Verifique se já existe o tipo Devolução de Produtos, caso não exista clique em Novo, selecione o tipo Devolução de Produtos, nos dados financeiros
selecione a conta padrão ao confirmar, depois selecione uma conta Regente e Subordinada.
Depois na aba Estoque marque Movimentar entrada e selecione o tipo e salve.
Após isso já estará configurado para realizar Devoluções e Trocas.
O módulo de Devolução fica em Movimentação -> Devolução de Produtos
Para cadastrar uma devolução primeiro você tem que selecionar a origem, se é de Pedido ou de Orçamento, feito isso vamos supor
que a origem seja de orçamento, clique em Localizar origem, depois localize o orçamento que você quer gerar a devolução, o orçamento
tem que estar confirmado, após selecionar o orçamento, você tem a possibilidade de selecionar quais e quantos produtos estão sendo devolvidos, como na imagem abaixo:
Depois de selecionar o orçamento os produtos ficarão listados na tela, você seleciona o produto que vai devolver e
clica duas vezes nele, ficará com X porque está selecionado para devolução, depois no campo Qtd. a Devolver
você digita a quantidade que está devolvendo e salva, isso fará com que o produto volte ao estoque e será gerado um vale para o cliente,
e na próxima venda deste cliente você tem a opção de usar este vale, para abater no valor, caso o valor ultrapasse o vale o cliente paga a diferença.
No exemplo abaixo vemos isso:
Primeiro nesta nova venda que você vai adicionar o vale do seu cliente, clique na aba Financeiro/ Parcelas, depois em Adicionar Vale.
Depois selecione o vale do seu cliente clicando duas vezes nele.
Depois de adicionar o vale, se o valor da venda passar do valor do vale, o sistema calcula a diferença, então você clica no Gerar, na aba de Parcelas
e colocar a forma de pagamento do restante do valor, finalize a venda e está pronto.
Caso a venda seja no orçamento rápido, o processo é diferente.
Você irá realizar a venda normalmente e ao finalizar a venda, na tela de forma de pagamento, no canto esquerdo tem os vales disponíveis,
ali você seleciona o vale que irá utilizar nesta venda, clique duas vezes no vale, depois clique em retornar e o valor vale já será descontado da venda,
conforme na imagem de exemplo abaixo: