Como digitar uma nota fiscal no Anexar

Para criar uma nova NF-e, primeiro vamos abrir a tela de notas fiscais, localizada em Movimentação -> Nota fiscal(NF-e):

Após abrir a tela de notas fiscais, vamos clicar no botão “Novo”, que se encontra na parte inferior esquerda da tela:

Abrirá a tela de nova nota fiscal:

Agora, vamos fazer o preenchimento dos campos necessários para a nota. Primeiramente, a finalidade da emissão:

A finalidade da emissão pode ser uma de quatro opções: NF-e Normal, complementar, de ajuste, ou devolução/retorno. Selecione das quatro qual se refere à nota que deseja fazer, e vamos para o próximo campo: A natureza da operação, ou CFOP:

Lembrando que temos o botão azul ao lado direito da caixa da natureza da operação para localizar dentro da tela de natureza de operação as naturezas, caso você não esteja achando a que precisa, ou também cadastrar uma nova, caso o sistema não contenha a que você pretende usar. No caso da natureza de operação não é necessário, pois o Anexar já contém todas as CFOP de acordo com a receita federal. Mas esse botão também pode ser usado em outros cadastros como Sacado-Cedente ou Produto.

Após colocar a natureza de operação da nota fiscal, vamos incluir o Sacado/Cedente:

Lembrando que ao lado esquerdo do campo código do sacado-cedente existe o botão azul do cadastro, para facilitar a localização de um sacado-cedente, ou cadastrar um novo, caso não tenha esse cadastrado.

Após a inserção do sacado-cedente, vamos para a inclusão do(s) produto(s):

Preencha os campos assinalados, e clique em “Adicionar”, para incluir o produto na nota. Caso o produto não tenha todas as informações tributárias preenchidas dentro do cadastro de produto, o seguinte painel aparecerá quando você tentar adicionar o produto À nota:

Esse painel aparece para que sejam preenchidos o resto dos campos dos dados tributários do produto. Caso ele apareça, preencha os campos com asterisco, e clique novamente em “Adicionar” para adicionar o produto com os dados preenchidos.

Após colocar o sacado/cedente(Cliente/Fornecedor) e o(s) produto(s) da nota, vamos para a próxima tela. Nas abas centrais da tela de nota fiscal, clique em “Transportadora/Volumes Transportados/Dados Adicionais”:

Ao abrir a aba, aparecerá essa tela:

Nessa tela, caso os bens sejam transportados, deve-se preencher o campo da transportadora, cadastrando-a no sistema e lançando-a na nota. Logo abaixo da transportadora, temos os campos dos volumes transportados, com peso líquido/bruto, número de volumes, etc. Abaixo ainda desses campos, temos os dados adicionais da nota. Aqui serão escritos os dados que devem ser impressos nos dados adicionais.

Preenchidos os campos necessários aqui, vamos novamente mudar de aba, dessa vez vamos para “Duplicatas/Comissões”:

Nessa tela, serão geradas as Faturas da Nota Fiscal. Caso você queira que as faturas sejam impressas na nota, clique em “Gerar Parcelas”:

Na tela acima, você deve selecionar uma condição de pagamento das condições cadastradas em Cadastro -> Condição de Pagamento. após selecionar a condição desejada, clique em “Próximo”:

Nessa tela, selecione a forma de pagamento de acordo com as formas de pagamento cadastradas em Cadastro -> Formas de Pagamento. Após escolhida a forma de pagamento, clique em Próximo:

Agora, o sistema lhe mostrará nessa tela as faturas que foram geradas a partir das informações que você escolheu anteriormente. Nessa tela, você pode fazer alterações fatura a fatura para alcançar exatamente a forma que foi feita para o cliente. Essas alterações funcionam da seguinte maneira: O sistema correrá pelas faturas de cima para baixo, então a primeira fatura é a primeira a ser editada. Nos campos Valor Parcela, Data VCTO, e Forma de Pagamento estarão os dados colocados anteriormente. Todos esses três campos estão liberados para edição, então você pode editá-los livremente. Ao terminar, clique em Aplicar, e o sistema aplicará as mudanças na fatura, e pulará para a próxima, onde será habilitada a edição da próxima fatura. De acordo com que você vai clicando em Próximo, o sistema vai pulando as faturas consecutivamente, até chegar na última. Ao clicar em Aplicar na última fatura, ele abrirá uma janela perguntando se deseja finalizar as faturas. Caso estejam todas corretas, clique em Sim e o sistema colocará as faturas na nota de acordo com o que foi editado, ficando assim:

Depois de geradas as faturas, checamos os totais da nota, para ver se está tudo correto:

Se estiver tudo correto, é só clicar no botão Salvar na parte inferior direita da tela, colocar Sim na confirmação e autenticar com sua senha para salvar a nota fiscal. Após salvar a nota, ela fica com o status Digitada, estando assim pronta para emissão na tela de notas fiscais:

Vídeo aula (Como Emitir uma Nota Fiscal de Produtos)