Como vincular matérias-primas ao produto no anexar

Introdução à funcionalidade de Matéria-Prima vinculada

A função de vínculo de matéria-prima permite que você vincule matérias=primas cadastradas a produtos, fazendo com que você tenha a baixa de estoque automática das matérias-primas ao vender o produto, tenha as opções completas de ordem de produção, além de fazer com que o valor de custo do produto vire uma composição do valor de venda ou de custo das matérias-primas que o compõem.

Como Habilitar o vínculo no produto

Para vincular matérias-primas a produtos, primeiramente, a opção “Produto contém Matéria-Prima” deve estar marcada na configuração de empresa, aba produtos. estando essa opção marcada, entre em “Cadastro”, e selecione a opção “Produto”:

Agora, selecione o produto que receberá as matérias-primas e clique em “Alterar”:

Abrirá a tela de alteração de produtos, Primeiro, marque a opção “Este produto contém matéria-prima” na parte superior da tela. Aparecerá mais uma aba, “Matérias-prima do Produto”. Clique nela:

Funcionalidades da tela de matéria-prima vinculada

Abrirá a aba de controle de matérias-primas vinculadas ao produto. Aqui ressaltamos duas partes:“Alterar estoque da matéria-prima ao alterar estoque do produto” e “Movimentação de Estoque de matéria”:

  • “Alterar estoque de matéria-prima”: Essa opção controla se ocorrerá saída de estoque da matéria-prima ao vender ou produzir o produto, e controla se a opção “Movimentação de estoque da matéria” terá efeito.
  • “Movimentação de Estoque da Matéria”: Essa opção controla se a matéria prima sairá ao vender ou produzir o produto. Nesse caso, se estiver marcada a opção de sair pela venda, serão deduzidos do estoque as quantidades de matéria vinculada ao vender o produto – Seja em módulo de orçamento, pedido, nota fiscal, etc. Se estiver marcada a opção de baixa de estoque pela produção, será dado baixa no estoque da matéria-prima apenas quando confirmada a ordem de produção, e não nas outras movimentações.

Adicionando Matérias-primas ao Produto

Para adicionar uma nova matéria-prima ao produto, clique em “Adicionar matéria”:

Agora, coloque o código ou a referencia da matéria no campo “Código/Referência”, ou escreva o nome da matéria no campo “Nome da Matéria-prima”. depois de colocada a matéria, colocaremos a quantidade aplicada dessa matéria nesse produto. A quantidade de aplicação pode ser calculada de duas maneiras: por fórmula ou por Envase.

  • “Fórmula”: Por fórmula, deve ser colocada a porcentagem do produto que é composta dessa matéria-prima. Ou seja, o produto corresponde a 100%, onde desses 100%, 80% é matéria A e os outros 20% são correspondidos pela matéria B. O sistema calculará então a quantidade de matéria utilizada de acordo com essas porcentagens e a quantidade produzida. esse método de cálculo é utilizado em casos de produtos como tintas, produtos químicos, Produtos de beleza como shampoo e cremes, e remédios.
  • “Envase”: Já o cálculo por envase é mais simples, é feito com quantidades absolutas, ou seja, para produzir ou compor o produto A são utilizadas 1 unidade de matéria A e 3 de matéria B. Quando esse produto foi produzido/vendido, o sistema debitará do estoque das matérias primas a quantidade resultante do cálculo matérias utilizadas na composição x quantidade de produto vendido.

Após colocados os dados da matéria-prima, clique em “Confirmar”, para vincular a matéria ao produto, e pronto! Está vinculada a matéria-prima ao produto!

No Comments

Post A Comment

WhatsApp WhatsApp