Cadastrando novo registro de CEST em um Produto

Para cadastrarmos um novo CEST, vamos abrir a aba Cadastro, então abriremos a opção Produto, e por fim a opção CEST, como na Imagem 1 a seguir:

Imagem 1: Localização da opção de cadastro de CEST.

Abrirá a tela de Cadastro de CEST, exatamente como na Imagem 2, onde você pode manipular todos os registros de CEST. Para cadastrarmos um novo registro, vamos clicar no botão Novo:

Imagem 2: Tela de cadastro de CEST, com o botão Novo em evidência.

Abrirá então a tela de novo registro de CEST. Nessa tela, preencheremos os campos evidenciados na Imagem 3, explicados a seguir:

Imagem 3: Tela de novo CEST, com os campos em evidência.

Os campos a serem preenchidos são:

  • 1 – Código: Aqui deve ser colocado o número do novo CEST.
  • 2 – NCM: Esse campo deve conter o número de NCM na qual esse CEST é vinculado.
  • 3 – Descrição: Esse campo deve ser preenchido com a descrição do CEST, ou seja, sua nomenclatura.

Após preenchidos os campos, clique no botão Salvar localizado na parte inferior direita da tela, e pronto! seu novo registro de CEST estará pronto para uso.

Colocando o CEST em um produto

Para colocar o código do CEST em um produto, primeiro vamos abrir a aba Cadastro, depois a opção produto, depois a sub-opção Produto, como mostrado na Imagem 4 a seguir:

imagem 4: Localização da opção de cadastramento de produtos no Anexar.

Abrirá a tela de cadastro de produtos. Nessa tela, pesquisaremos o produto que queremos colocar o CEST, e clicaremos no botão Alterar, localizado na parte inferior esquerda da tela, como mostrado na imagem 5:

Imagem 5: Tela de cadastro de produtos, com o botão Alterar em evidência.

Abrirá o cadastro do produto selecionado. Nessa tela, vá na aba “Tributos(F6)”. O campo do “CEST” fica à direita do campo do “NCM”, como mostra a Imagem 6 a seguir:

Imagem 6: Localização do campo do CEST dentro do cadastro do produto.

É só colocar o CEST agora. Lembrando que os números de CEST que serão exibidos dependerão do NCM colocado anteriormente. Aparecerão apenas os números de CEST referentes ao NCM selecionado. Após colocar o número do CEST, tudo o que você precisa fazer é clicar no botão Salvar localizado no canto inferior direito da tela e pronto! Está colocado o CEST dentro do produto!

No Comments

Post A Comment

WhatsApp WhatsApp