Criar novo registro de CFOP

Introdução sobre CFOP

CFOP é código numérico que identifica a natureza de circulação da mercadoria, ou seja, qual a finalidade da nota. Por exemplo: Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros(Venda de produto comprado, ou revenda), Venda de produção (Venda de produto fabricado pela empresa), Remessa de bem para conserto, ETC.

Cadastrando um novo CFOP

Para cadastrarmos um novo CFOP, faremos da seguinte forma: Primeiro vamos abrir a aba Cadastro, depois a opção Produto e depois Natureza de Operação(CFOP), como na imagem 1:

Imagem 1: Localização da opção de Cadastro de CFOP.

Abrirá a tela de cadastro de CFOP. nessa tela, para cadastrarmos um registro novo, clicaremos no botão Novo, como mostrado na Imagem 2:

Imagem 2: Tela de cadastro de CFOP, com o botão Novo em evidência.

Agora, na tela de cadastro de novo CFOP deveremos preencher os Campos CFOPNatureza de Operação e Descrição Reduzida. Os campos citados são campos obrigatórios e são marcados com um *, como mostrado na Imagem 3:

Imagem 3: Tela de cadastro de novo CFOP.

Agora explicaremos mais a fundo a funcionalidade de cada campo:

  • CFOP: Esse campo deve conter o número da natureza de operação. Ex: 5101, 5102, 5405…
  • Natureza de Operação: Esse campo deve ser preenchido com o texto da natureza de operação completo. Ex: 5102 – Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.
  • Descrição Reduzida: Esse campo deve ser preenchido com o texto de natureza de operação de que deve aparecer na nota fiscal, que pode ou não ser igual ao texto da natureza de operação. Ex: 5102 – Venda de mercadoria.
  • Dados Adicionais: Os dados adicionais aqui servem para colocar no campo dados adicionais da nota fiscal o texto que aqui estiver digitado quando esse CFOP for colocado na nota. Ex: Ao colocar o CFOP 5102, você pode configurar para aparecer automaticamente a mensagem Nota fiscal emitida por ME ou EPP, não gerando direito a crédito fiscal de IPI, fazendo com que você não precise digitar esse texto toda vez que for emitir uma nota fiscal.
  • Crédito de ICMS: Esse campo deve conter o percentual dado como crédito do ICMS ao emitir a nota fiscal com um CST que permita o aproveitamento de crédito.
  • Red. Aliq. Crédito: A redução de Alíquota de Crédito de ICMS no CFOP reduz a base de cálculo do crédito de ICMS, fazendo com que o valor do crédito de ICMS seja reduzido.

Após preencher os campos com a informação correta, tudo o que você tema fazer é clicar no botão Salvar, localizado na parte inferior direita da tela, e pronto! Estará criado e pronto para uso o seu novo registro de CFOP!

No Comments

Post A Comment

WhatsApp WhatsApp