Como cadastrar formas de pagamento para uso nos módulos de venda

O cadastro de forma de pagamento no Anexar serve para informar de que forma foi paga a compra do cliente, por exemplo: dinheiro., Cheque, Cartão de Crédito/Débito, Boleto Bancário, etc. Essa função não deve ser confundida com a condição de pagamento, que diz como serão os prazos de pagamento e o numero de parcelas. A união da condição de pagamento com a forma criam as parcelas, que são os pagamentos dos clientes nos módulos de movimentação que são lançados no controle financeiro do programa mediante confirmação da movimentação.

Para cadastrarmos uma nova forma de pagamento, devemos abrir a aba “Cadastro”, selecionar a opção “Dados de Movimentação”, e depois selecionar

a opção “Forma de Pagamento”, como mostrado na Imagem 1 a seguir:

Imagem 1:  Localização da opção de forma de pagamento dentro da aba de dados de movimentação.

Após clicar na opção, abrirá a tela de controle das formas de pagamento cadastradas no programa. Para cadastrarmos uma nova forma, clicaremos no botão “Novo”, como evidenciado na Imagem 2 a seguir:

Imagem 2: Tela de formas de pagamento. Note na inferior direita evidenciado o botão “Novo”, usado pra criar novas formas de pagamento.

Clicando no botão “Novo”, aparecerá a tela de cadastro de forma de pagamento. Vamos explicar essa tela campo a campo, com sua função e o que deve ser preenchido, juntamente com a Imagem 3, exibindo os campos de forma enumerada:

  • Campo 1 – Descrição: O campo de descrição serve para nomear a forma de pagamento. Esse campo deve ser preenchido com o nome da forma a ser cadastrada, como por exemplo, Dinheiro.
  • Campo 2 – Tipo de operação: Esse campo serve para informar ao sistema que tipo de valor deverá ser depositado no caixa caso essa forma gere caixa. Mais a frente explicaremos a fundo como funciona a opção de gera caixa. No caso do exemplo acima, como estamos cadastrando a forma Dinheiro, colocaremos nesse campo a opção Dinheiro. Lembre-se que, caso a forma de pagamento que você está cadastrando seja uma forma de pagamento a prazo, essa opção deve ser Outros.
  • Campo 3 – Valor Mínimo: Esse campo determina um valor mínimo para que essa opção possa ser selecionada. Caso o valor total da operação seja menor que esse valor, essa forma de pagamento não aparecerá como opção nos pagamentos, e consequentemente não poderá ser selecionada.
  • Campo 4 – Ordem: Esse campo determina em que posição na lista d formas de pagamento essa forma deve aparecer, tornando a lista de formas de pagamento customizável. O sistema ordenará a lista baseada nesse campo, do menor ao maior. Então, se voc~e quiser que a condição Dinheiro apareça primeiro na lista, coloque o numero 1 nesse campo.
  • Campo 5 – Status: Essa opção ativa ou inativa a condição de pagamento. Formas de pagamento inativas não aparecem na lista de formas de pagamento nas telas de movimentação e geração de parcelas.
  • Campo 6 – Gerar Boleto: Ao marcar essa opção, o programa gerará boletos das parcelas que tiverem com essa forma de pagamento. Lembrando que o Anexar só pode emitir boletos mediante homologação junto ao banco. Para saber mais, entre em contato com o nosso suporte técnico.
  • Campo 7 – Gerar Caixa: Essa opção, se marcada, liquida (paga) automaticamente a conta a receber vinculada a essa parcela, gerando um lançamento de entrada no valor da parcela imediatamente no caixa ao confirmar a movimentação. Essa opção só deve ser marcada para formas de pagamento à vista, como dinheiro, cheque e cartão, ou qualquer outra forma de pagamento que você use que, mediante a compra, o cliente não lhe deve mais nada, independente de você ter recebido o dinheiro dessa compra na hora ou não.
  • Campo 8 – Gerar Convênio: Essa opção, se marcada, gera um lançamento no convênio do cliente na confirmação da movimentação. Para mais explicações sobre convênio, refira-se ao nosso post sobre Convênios.
  • Campo 9 – Utilizar essa forma de pagamento como padrão em notas de entrada: Essa opção, se marcada, faz com que todas as parcelas de pagamento contidas nas notas de entrada lançadas no programa entrem automaticamente como essa forma. Por exemplo: Digamos que você só compra mercadoria de seu fornecedor a vista no dinheiro: Nesse caso, você deve marcar essa opção dentro da forma de pagamento dinheiro, pois assim toda e qualquer parcela de cobrança que venha vinculada a uma nota fiscal terá a forma de pagamento como dinheiro automaticamente. Normalmente a condição de pagamento “Prazo” tem essa opção marcada por padrão.
  • Campo 10: Meio de Pagamento par NF-e/NFC-e: Esse campo contém o método de pagamento a ser informado nos documentos fiscais ao usar essa forma de pagamento. Selecione a forma adequada dentre a lista de formas disponibilizadas pela receita federal.
Imagem 3: Tela de cadastro de nova forma de pagamento.

Após preencher todos os campos, clique no botão “Salvar” localizado na inferior direita da tela, e pronto! Está cadastrada a sua nova forma de pagamento!

No Comments

Post A Comment

WhatsApp WhatsApp