Como Cadastrar um NCM

O cadastro de NCM no Anexar serve para armazenar todos os números de NCM para seu uso no sistema, além de outros padrões de tributação como porcentagem de MVA, Alíquota de ICMS, entre outros.

Para cadastrar um NCM, primeiro abriremos a aba Cadastro, depois na opção Produto, depois em Classificação Fiscal (NCM), como a Imagem 1 ilustra abaixo:

Imagem 1: Localização da opção de cadastro de NCM.

Abrirá a tela de cadastro de NCM, como mostrado na Imagem 2. Nessa tela, para criarmos um cadastro novo, Clicaremos no botão Novo, na parte inferior direita da tela.

Imagem 2: Tela de cadastro de NCM.

Abrirá a tela de novo NCM, como na Imagem 3:

Imagem 3: Tela de novo NCM.

Para cadastrarmos o novo NCM de forma rápida, precisamos preencher apenas dois campos:

  • Código da CF(NCM): Aqui deve ser colocado o numero do NCM a ser cadastrado.
  • Nome da Clas. Fiscal: Aqui deve ser escrita o nome da classificação fiscal.

Temos mais alguns campos que podem ser configurados a qualquer momento para ter mais facilidade no lançamento dos produtos em notas fiscais:

  • MVA(%): Aqui coloca-se a alíquota de MVA padrão desse NCM. Quando você for lançar um produto em uma nota fiscal, ele considerará a alíquota de MVA desse produto direto com o que for digitado aqui, facilitando o cálculo de ICMS ST.
  • ICMS(%): Aqui deve ser colocada a alíquota de ICMS dos produtos que contém esse NCM. Ao incluir um produto com esse NCM na nota fiscal, o sistema sugerirá automaticamente essa alíquota de ICMS, facilitando o cálculo de ICMS.
  • Usar MVA por Estado: Essa opção possibilita que você coloque vários valores de MVA diferentes, dependendo do estado destino da mercadoria.

Após preencher todas as opções, clique no botão Salvar na parte inferior direita da tela, e coloque sua senha. Pronto! você acaba de criar um novo NCM para seu sistema!

Após o preenchimento dos campos, clique em Salvar.

Pronto, Classificação Fiscal (NCM) Cadastrada.

No Comments

Post A Comment

WhatsApp WhatsApp