Como criar um novo registro de Situação Tributária

Para cadastrar um CST, primeiro vamos até a aba “Cadastro”, depois clicaremos na opção “Produto”, então na opção “Código da Situação Tributária(CST/CSOSN)”, como mostrado na Imagem 1:

Imagem 1: Localização da opção de cadastro de CST.

Abrirá a tela do cadastro de CST, como na Imagem 2 a seguir. Nessa tela, para criarmos um novo registro, clicaremos no botão Novo, localizado na parte inferior esquerda da tela:

Imagem 2: Tela de cadastro de CST, com o botão de novo registro em destaque.

Abrirá então a tela de novo CST, como mostrado na Imagem 3 a seguir. Tudo o que precisamos fazer é preencher os campos com as informações do novo registro. Os campos são estes:

  • Código da Sit. Tributária: Aqui deve ser colocado o número do código da situação tributária.
  • Regime Tributário: Aqui deve ser colocado se o CST criado pertence ao regime normal ou ao simples nacional.
  • Nome da Situação Tributária: Aqui deve ser colocado o nome da Situação tributária.
  • Origem da Situação: Aqui deve ser colocada qual a origem da situação padrão para esse CST. Quando você colocar esse CST no produto, automaticamente será colocada a origem que foi cadastrada aqui.
  • Modalidade: Aqui deverá ser colocar a modalidade de cálculo de ST, caso o CST cadastrado preveja cálculo de ICMS ST.
  • Padrão da Sit. Trib. do item quando recebido por Nota de Entrada com o código acima: Aqui coloca-se o CST que deve ser colocado no produto quando você der entrada em um nota que vier com esse CST. Exemplo, caso você seja optante pelo simples nacional e receba uma nota com CST 00 e queira convertê-lo para 102, você entrará no cadastro do CST 00 e colocar o 102 nesse campo aqui explicado.
Imagem 3: Tela de cadastro de Novo CST, com o botão Salvar em evidência.

Após colocar as informações nos campos, clique no botão Salvar, na parte inferior direita da tela, e pronto! Está criado o seu novo registro de CST.

No Comments

Post A Comment

WhatsApp WhatsApp