Como emitir uma Nota Fiscal Eletrônica de Importação

No anexar, existe a possibilidade de você emitir uma Nota Fiscal Eletrônica para Importação de produtos que venham de outro país, porém, existe uma série de diferenças entre a NF-e comum e a de importação. Nesse post iremos listar algumas informações que você precisa cuidar ao gerar uma NF-e de importação.

Produtos

Existem algumas diferenças no preenchimentos dos produtos de uma NF-e de importação, para que constem as informações corretas sobre a importação do mesmo. São elas:

Imposto de Importação: 

A primeira informação que você deve preencher ao adicionar o produto é o Imposto de Importação (II). Você pode configurá-lo antes mesmo de adicionar o produto, preenchendo o campo Importação % na barra de adição de produtos.

Despesas Aduaneiras:

 Após adicionar o produto, você também deve verificar se há despesas aduaneiras a serem adicionadas no produto. Caso tenha, você precisa informá-la no produto, para isso, dê um duplo clique no produto adicionado e em seguida clique em Alterar

Na tela de alteração de produtos, preencha as despesas aduaneiras no campo Desp. Aduan., localizado na parte inferior da tela, e depois clique em Alterar para confirmar o preenchimento.

CFOP:

Como o produto estará vindo de outro país, e importante lembrar que o CFOP será diferente do padrão que você utiliza, pois nessa situação você devera utilizar um CFOP que indique operação vindo do exterior. Para isso, é de extrema importância que você consulte seu Contador para que ele informe qual o CFOP correto a ser utilizado.

Totais da Nota

Outras Despesas Acessoriais:

Caso sua nota tenha alguma taxa que não tenha um campo próprio para preenchimento no cadastro de notas fiscais (Como por exemplo, a taxa cobrada pelo serviço Siscomex), você pode utilizar o campo Outras Despesas Acessoriais para informar esse valor.

 

Dados de Importação

Após configurar os dados anteriores, partimos para o último passo, que é preencher os Dados de Importação da nota. Ainda no cadastro da Nota Fiscal, vá na guia Dados de Importação/Exportação, e localize ao lado direito os campos que se referem ao Dados de Importação.
Nesses campos você colocará as informações que vieram no Documento de Importação dos produtos.
Os campos são:

Documento de Importação DI/DSI/DA/DREI/etc.
Data do Doc. de Importação Di/DSI/DA/DREI/etc.
UF do Desembaraço.
Data do Desembaraço Aduaneiro.
Local de Desembaraço.
Código Exportador.

Após preencher esses campos, e os demais campos e configurações padrões de uma Nota Fiscal Eletrônica normal, estará tudo pronto para fazer a emissão dessa nota.

Caso tenha alguma dúvida sobre utilização de tributos ou impostos, é muito importante que consulte o seu contador, pois a equipe técnica da Anexo Tecnologia não tem permissão para passar tais informações e, consequentemente, não se responsabiliza por informações incorretas preenchidas no cadastro da nota fiscal. Porém, caso tenha alguma dúvida sobre onde preencher alguma informação, dificuldade no cadastro da nota ou qualquer outro esclarecimento, entre em contato conosco pelo telefone (51) 3497-5088.

 

WhatsApp chat