Como receber uma conta?

8 de março de 2019
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No módulo de Contas a Receber você poder dar baixa nas contas manualmente utilizando a função “Receber Conta, informando detalhadamente como foi feito o pagamento e liquidando a mesma.

Para fazer esse procedimento, devemos ir no módulo de Contas a Receber, clicando na guia Financeiro e depois em Contas a Receber.

Na tela a seguir, pesquise a conta a ser recebida utilizando os filtros de pesquisa disponíveis e clique em Receber Conta.

O sistema então irá abrir a tela de Recebimento de Conta. Essa tela possui diversos campos que podem ser configurados, como:


1 – Descrição: Nessa campo você pode descrever uma identificação para sua conta.
2 – Conta de Crédito: Aqui você coloca qual conta cadastrada no seu sistema será creditada
3 – Data Recebimento: A data em que foi paga a conta
4 – Data atual, de vencimento e dias em atraso: Aqui o sistema mostra a data atual, a data de vencimento e quantos dias a conta está em atraso.
5 – Forma de Recebimento: Aqui você seleciona a forma que essa conta vai ser paga, entra as opções Dinheiro, Cheque e Cartão.
6 – Valor Nominal Associado: Esse campo é onde vai o valor bruto, sem descontos ou valores adicionais
7 – Multa: Nesses dois campos, você pode configurar a multa da conta tanto por porcentagem quanto por valor
8 – Dias de Juros: Aqui você informa a partir de quantos dias será cobrado juros nessa conta, para que o sistema já calcule automaticamente baseado no campo de Dias em atraso.
9 – Juros: Nesses dois campos, você pode informar o juros da conta tanto por porcentagem quanto por valor.
10 – Total de Juros: Nesse campo aparece o valor total de juros, que é o cálculo do valor de juro configurado no campo anterior multiplicado pela quantidade de dias em atraso.
11 – Desconto no Lançamento: Você pode configurar nesse campo um desconto para reduzir o valor da conta.
12 – Total recebido no lançamento: Aqui aparecerá o valor total que está sendo recebido nesse pagamento.
13 – Saldo restante a receber: Se houver algum saldo restante a ser pago nessa conta, será mostrado nesse campo.

Caso você selecione a forma de pagamento Dinheiro, essa será a tela de recebimento de conta. Nas formas de pagamento Cartão Cheque, a tela fica um pouco diferente, com a adição de alguns campos.

Cheque –

1 – Banco: Nesse campo você seleciona o banco do cheque, entre bancos que já tem cadastrado no sistema.
2 – Agência:
Aqui você preenche com a agência do banco do cheque.
3 – Nº Conta:
Aqui você preenche com o número da conta do banco do cheque.
4 – Nº do Cheque:
Aqui você preenche com o número do cheque
5 – Data de Vencimento (Bom Para):
Aqui você preenche com a data de vencimento do cheque
6 – Informações de Cidade:
Nesse campo você informa a cidade do banco, podendo localiza-lá tanto pelo campo de código quanto pelo campo de nome.

Cartão –

1 – Bandeira: Aqui você seleciona uma das bandeiras cadastradas no sistema.
2 – Número Cartão: Aqui você pode informar opcionalmente o número do cartão.

Após configurar corretamente seu pagamento, clique no botão Confirmar, localizado na parte inferior da tela de pagamento. Na tela a seguir, é importante observar alguns campos que serão modificados.

Assim que estiver tudo ok, pode clicar em Salvar no canto inferior direito da tela e o seu recebimento estará salvo! Note que na pesquisa de contas o status da mesma irá mudar para Parcialmente Recebida ou Liquidada, dependendo do recebimento que você adicionou.