Como fazer um lançamento manual de estoque em um produto do Anexar

Nesse post ensinaremos a fazer lançamentos manuais de estoque em produtos, ou seja, lançar entradas ou saídas de estoque nos produtos, seja para ajustar as quantidades, ou para inventariar.

Para lançarmos manualmente uma movimentação de estoque de produto no Anexar, precisamos seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Na aba de movimentação e clique no botão estoque de produto, depois clique em “Novo lançamento manual de estoque”, como na Imagem 1 a seguir:

Imagem 1: Tela de controle de estoque de produtos, com o botão de novo lançamento manual de estoque em evidência.

Passo 2: Devemos completar os campos na tela que se abre, como na Imagem 2 a seguir, que são:

  • Cód.Produto/Cód.Barras/Referência/Nome do Produto: Esses campos servem pra você selecionar qual o produto será ajustado manualmente. Ao abrir essa tela a primeira vez, o produto selecionado antes de abrir a tela preencherá esses campos, mas você pode usar esses campos para trocar de produto sem fechar a tela. Lembrando que, caso você precise de uma pesquisa mais específico, você pode clicar no binóculo ao lado do código do produto/código de barras para abrir a tela de produtos, que oferece mais filtros de pesquisa.
  • Código do motivo/Descrição do Motivo: Esses campos colocam um motivo no lançamento manual, para que fique especificado o porque foi movimentado o estoque. O motivo mais comum no lançamento manual é o motivo de código 4: Ajuste Manual.
  • Observação: Esse campo serve para colocar alguma anotação/observação no lançamento. De maneira geral, esse campo é preenchido com o motivo do lançamento manual, complementando o motivo colocado acima. Um exemplo seria “Extravio”, ou “Devolução”, ou ainda “Avaria”.
  • Tipo de Movimentação: Essa seção contém duas opções: Entrada e Saída. Essas opções, aliadas ao campo quantidade que será explicado a seguir, servem pra dizer quanto será lançado no estoque, e se será adicionado ou removido.
  • Quantidade: A quantidade que está sendo removida/adicionada ao estoque. Esse campo, junto do tipo de movimentação, dita a quantidade movimentada (tanto de saída quanto de entrada, dependendo do que está selecionado no tipo de movimentação) de estoque.
  • Modo Inventário: Esse seletor configura a tela de modo que, quando marcado, ao clicar em Confirmar Novo Lançamento, a tela não feche, e limpe todos os campos digitados anteriormente. Isso fará com que lançamentos consecutivos fiquem mais ágeis.
Imagem 2: Tela de novo lançamento manual de estoque.

Passo 3: Após preencher a tela com os dados necessários, clique em “Confirmar novo lançamento”. Então informe o usuário e a senha e o estoque será ajustado conforme as informações preenchidas.

No Comments

Post A Comment

WhatsApp WhatsApp