Como fazer uma nota fiscal de Ressarcimento/Crédito de ICMS?

Fazer uma nota de ressarcimento/Crédito de ICMS é muito simples. Primeiro, vamos na tela de notas fiscais, em Movimentação -> Notas fiscais (NF-e). Abrirá a tela de localização de notas fiscais que você já conhece. Nessa tela, na parte inferior central da tela, existe o botão “Recursos Adicionais”. Ao clicar nesse botão, aparecerão várias operações extras que o sistema pode desempenhar para notas fiscais de produto e serviço. Agora, nesse menu, clicaremos no botão “Ressarcimento/Crédito”. A imagem esclarecerá a locialização desses botões:

Ressarcimento Crédito.jpg

Após clicar no botão de Ressarcimento/Crédito”, aparecerá a tela de digitação de nova nota fiscal igual ao normal, a diferença sendo duas coisas: O primeiro é que já virá um produto por padrão na nota fiscal de nome “Ressarcimento/Crédito de ICMS”. Ele virá com NCM 99999999, por isso ele precisa ser mudado. Coloque um NCM válido no produto, e vamos seguir em frente.

Agora vamos aos totais da nota. Se você reparar nessa tela, verá que os campos de “Base de Cálculo de ICMS”“Valor de ICMS”“Base de Cálculo ICMS ST”, e “Valor de ICMS ST” estarão habilitados para edição. Ali, você deve digitar os valores referents ao ressarcimento ou ao crédito que está sendo feito. A imagem a seguir mostra os campos acima citados:

Totais da Nota.jpg

Após preenchidos os tampos dos totais, se você não esqueceu de preencher o NCM do produto corretamente, é só salvar a nota e emitir.

No Comments

Post A Comment

WhatsApp WhatsApp