Como funciona a tela de pedido no Anexar

Nesse post falaremos sobre a tela de pedido, tela responsável pelas vendas no sistema. Essa tela de pedido é a tela escolhida entre as duas telas de faturamento comercial (Orçamento e Pedido) para vendas quando se faz necessário controle de orçamentos ou propostas comerciais separado da tela de venda, ou controle de separação e entrega de mercadoria via caminhões da própria empresa. Vamos ver como funciona a tela:

Primeiro, para acessarmos a tela de pedido, precisamos abrir a aba de “Movimentação”, e selecionar a opção “Pedido”, como mostrado na Imagem 1 a seguir:

Imagem 1: Localização da função de pedidos dentro da aba de movimentação do Anexar.

Ao clicar na opção de pedido, abrirá a tela de pedidos, onde podem ser pesquisados os pedidos feitos no sistema. Nessa tela, para criarmos um novo pedido, devemos clicar no botão “Novo”, localizado na parte inferior esquerda da tela, como mostrado na “Imagem 2” a seguir:

Imagem 2: tela de localização de pedidos, com o botão de Novo em destaque.

Após clicar no botão “Novo”, abrirá a tela de digitação de pedidos. Nessa tela digitaremos os dados de pedido. Para fácil entendimento, dividiremos essa tela em 3 partes, e explicaremos uma por uma: Cabeçalho, abas centrais, e rodapé. Vamos começar pelo cabeçalho:

Cabeçalho

No cabeçalho temos os dados de cliente, bem como as datas do pedido, seu status, e seu tipo. A “Imagem 3” a seguir mostra o cabeçalho com os campos enumerados, para que possamos explicar melhor as funcionalidades de cada campo:

Imagem 3: Cabeçalho da tela de digitação de novo pedido, com os campos enumerados para explicação.

  1. Data do Pedido: Esse campo armazena a data em que foi feito o pedido, ou seja, a data em que o cliente pediu a mercadoria. Esse campo é importante pois vários filtros de pesquisa por data na tela de localização de pedido dependem dessa data para funcionar.
  2. Status do Pedido: É o estado em que o pedido se encontra no momento. Campo importante para acompanhar o processo do pedido na empresa, bem como posicionar o cliente de como anda o pedido dele, caso ele pergunte.
  3. Tipo de Pedido: O campo de tipo de pedido categoriza os pedidos, e permite separação de pedidos para relatórios, como por exemplo: Pedido de venda, Pedido de troca, Pedido bonificado, etc. Após criar a tipificação de seus pedidos, é possível obter relatórios específicos por tipo, como  por exemplo: Todos os pedidos bonificados do mês, ou ainda pedidos de troca feitos essa semana, etc.
  4. Cód. do Cliente/Razão Social: Esses campos controlam para quem é o pedido, ou seja, quem foi o cliente que pediu a mercadoria. Podemos pesquisar o cliente de forma rápida digitando seu nome no campo de Razão social, e o sistema pesquisará no cadastro de cliente todos os clientes cujo nome contém o que foi digitado, ou ainda se souber o código interno desse cliente, pode ser digitado esse código no campo de código do cliente, e será incluído direto dentro do pedido. Caso não consiga utilizar nenhum desses dois métodos para pesquisar o cliente, temos o botão de binóculo ao lado do código do cliente para auxiliar a pesquisa. Ao clicar nesse binóculo, aparecerão duas opções: Localizar cliente e Cadastrar cliente. Se for selecionada a opção de Localizar Cliente, aparecerá a tela de localização de clientes, com todos os filtros de pesquisa da tela de cliente para lhe ajudar a pesquisar o cliente. Caso o cliente seja novo, pode ainda ser cadastrado diretamente na tela de pedidos usando a opção de Cadastrar Cliente. Ao selecionar essa opção, aparecerá a tela de cadastro de clientes, para que possa ser feita a inclusão do novo cliente no programa.
  5. Tabela: O campo de tabela de preço só aparecerá se no seu programa estiver configurada a opção de tabela de preço. Esse campo permite a escolha de tabela de preço utilizada no pedido, modificando o preço das mercadorias para o preço da tabela selecionada.

Esses são os campos presentes no cabeçalho da tela de pedido. Agora que já vimos o cabeça~lho, passemos para a próxima seção: A seção de Abas Centrais.

Abas Centrais

Nas abas centrais encontramos os dados referente a valores, financeiro, e estoque de produto, bem como dados de cobrança, entrega e observações gerais do pedido. A Imagem 4  a seguir mostra onde ficam as abas centrais:

Imagem 4: localização das abas centrais na tela de digitação de novo pedido.

Começaremos a explicação pela aba de Produtos do pedido.

Aba de Produtos do Pedido – F5

A aba de produtos do pedido contém apenas uma sub-aba ao digitar um novo pedido: A aba de Lista de Produtos. As outras sub-abas aparecem somente no modo de alteração de pedido já digitado. Vamos começar com a sub-aba de lista de produtos:

Sub-aba de lista de produtos

A sub-aba de lista de produtos contém todos os itens do pedido, acrescendo valor de produto ao valor total do pedido. Para incluirmos um produto no pedido, seguiremos os seguintes passos:

  1. Primeiro, vamos localizar o produto a ser incluso. Isso pode ser feito usando o campo de Código/Código de Barras/Referência, caso você saiba o código de produto ou a referência de cabeça, ou tenha em mãos o código de barras do produto para digitá-lo ou usar um leitor para ler, ou ainda usando o campo nome do produto para digitar parte do nome o produto. O sistema pesquisará na lista de produtos todos os dados que contenham o que foi digitado no nome, e retornará pra você escolher qual deles deve ser incluso. Caso ainda assim não consiga encontrar, pode usar o botão de lupa entre o campo de código e de nome do produto para abrir o cadastro de produto e usar todos os filtros da tela para auxiliar a pesquisa. A tela de cadastro de produto pode ser acessada selecionando a opção “Localizar Produto” da lupa. Caso precise cadastrar um novo item, a lupa também oferece a opção de cadastrar um produto novo, selecionando a opção de “Cadastrar produto”, que o levará para a tela de cadastro de produtos para cadastrar o item a ser incluso no pedido. Após localizar o produto a ser incluso no pedido, vamos ao próximo passo:
  2. Com o produto localizado, vamos colocar agora as informações sobre o produto. O primeiro campo de informação é o campo de Data de Entrega, caso esse produto tenha uma data de entrega específica. Se não tiver, pode deixar esse campo vazio e passar para o próximo:
  3. O próximo campo é o campo de Unidade; esse campo é preenchido automaticamente a partir da unidade que foi preenchida no cadastro de produto. Mas, caso seja necessário mudar, é só trocar a informação contida nesse campo.
  4. Depois temos o campo IPI, que é o campo responsável por calcular o valor total de IPI do pedido. Caso o produto tenha IPI, é só preencher esse campo com a alíquota correta. Caso o produto não tenha IPI, pode deixar o campo vazio. Lembramos que, caso o campo de IPI de venda dentro do cadastro do produto tenha sido preenchido, esse campo será também preenchido automaticamente.
  5. Temos então o campo Quantidade, que armazena quantos produtos estão sendo vendidos.
  6. Depois, temos o campo Valor Unitário, que armazena o valor por cada produto. Dependendo de suas permissões de usuário, o campo pode ou não estar liberado para alteração.
  7. Por fim, temos o campo de desconto do produto em percentual. Esse campo de desconto é usado para aplicar valor de desconto somente em cima de um produto específico, diferentemente do campo de desconto total, que é aplicado sobre a venda como um todo. Lembramos que o desconto de produto é aplicado somente em percentual, sem opção para desconto por valor.

Após colocar todos os dados de produtos, clique no botão Adicionar para adicionar o produto ao pedido. Os campos serão limpos, e o produto incluído no pedido. Caso necessite adicionar mais produtos no pedido, repita novamente o processo com os próximos produtos, até que o pedido fique com todos os itens.

Imagem 5: Imagem dos campos de adição de produto no pedido, com botões de opções de produto e adicionar produto em destaque em azul, e os outros campos destacados em vermelho.

Após mostrarmos como incluir produtos no pedido, vamos ver as funções que o anexar oferece para os produtos inclusos:

Opções de Produto incluso no pedido

Nessa seção vamos mostrar as opções de produto no pedido. Essas funções podem ser acessadas com um duplo-clique sobre qualquer um dos produtos inclusos no pedido. Essas opções são: Alterar dados de produto incluso, remover produto incluso, e consultar histórico de vendas de produto. Vamos ver como funcionam essas funções uma a uma:

Imagem 6: Painel de opções de produto incluso no pedido.

  1. Histórico: A opção de histórico de produtos exibe todas as vezes que esse produto foi incluso em um pedido para esse cliente, com quantidades, valores, e data da compra. Caso queira, pode clicar no botão Exibir todas as movimentações na inferior direita da tela para mostrar as movimentações de outros módulos, como orçamentos ou notas fiscais junto nessa lista.
  2. Alterar: Esse botão serve para alterar dedos do produto após incluso no pedido. Caso tenha digitado uma quantidade ou valor incorretamente, esse é o botão usado para corrigir essas informações, ou até mesmo adicionar informações novas.
  3. Remover: Remove o produto do pedido. Esse botão é bastante usado no caso de quando você coloca o produto incorreto no pedido, ou quando o cliente desiste da compra de um item.

Essas são todas as informações da sub-aba de produtos do pedido. Vamos agora para a próxima sub-aba, a sub-aba de de Histórico dos Itens.

Sub-aba de histórico dos itens

A sub-aba de histórico dos itens contém o histórico de inclusão, alteração e exclusão de todos os itens do pedido, com data, hora e usuário responsável pela ocorrência. Útil para saber quem fez o que com os itens do pedido.

Imagem 7: Sub-aba de histórico dos itens.

Sub-aba de Lotes Expedidos

Essa sub-aba controla os lotes de produtos que foram inclusos em expedições usando a opção gerar expedição, localizada na seção de opções da tela de localização de pedidos. Essa aba serve para informar quais lotes de produtos foram expedidos no pedido, ou seja, quais lotes foram separados para entrega ao cliente.

Imagem 8: Sub-aba de lotes expedidos.

Sub-aba de Romaneios de carga

A sub-aba de romaneios de carga contém a lista de todos os romaneios na qual esse pedido está incluso, informando dados importantes como numero do romaneio, motorista, placa e modelo do veículo, entre outros.

Imagem 9: Sub-aba de romaneios de carga.

Sub-aba de lançamentos de estoque

Essa sub-aba contém o histórico de lançamentos de estoque dos produtos, sejam esses lançamentos entrada ou saída. Essa sub-aba se faz importante pois muitos dos nossos clientes utilizam baixa manual de estoque nos pedidos, onde produtos são entregues parcialmente, ficando alguns entregues e outros não. Com essa aba, você vai conseguir saber quanto de cada produto do pedido já foram baixados do estoque, em que momento, e por quem.

Imagem 10: Sub-aba de lançamentos em estoque.

Sub-aba de Expedições efetuadas

Essa sub-aba contém os dados de todas as expedições que incluem o pedido selecionado, ou parte dele. Essa sub-aba se faz importante pois fica fácil de rastrear as expedições de pedidos, bem como a data em que foi feita a expedição, e os produtos e quantidades expedidas. Essa aba é preenchida automaticamente de acordo com as expedições são feitas.

Imagem 11: Sub-aba de Expedições Efetuadas.

Sub-aba de Totais das Expedições

A sub-aba de totais das expedições é uma aba que totaliza os produtos expedidos, e calcula o saldo a expedir de cada um. Essa aba é muito utilizada em casos onde o pedido é expedido, faturado e entregue em partes, para que possa ser informado ao operador do sistema o que foi expedido, e quantos ainda faltam a expedir de cada produto.

Imagem 12: Sub-aba de Totais das Expedições.

Sub-aba de Ordens de Produção

Essa sub-aba tem por objetivo informar quais ordens de produção foram geradas a partir do pedido pesquisado. Essa sub-aba é muito usada em clientes que utilizam o módulo de ordem de produção baseado em pedidos, sendo esses clientes atuantes na área industrial em geral, principalmente a metal-mecânica. Caso precise saber informações como o status da ordem de produção desse pedido, data da ordem, data da previsão de término e quantidade a ser produzida, essa é a aba na qual você deverá acessar.

Imagem 13: Sub-aba de Ordens de Produção do pedido,

Assim terminamos a seção de sub-abas de produto do pedido, bem como a aba em si. Vamos agora ver a próxima aba de pedido, a aba Serviços (F6).

Aba de Serviços do pedido – F6

A aba de serviços do pedido armazena os serviços prestados no pedido. Aba muito usada no setor industrial, onde os pedidos de material são cobrados pelo material em si, e a mão de obra envolvida na produção e/ou elaboração do material.

Imagem 14: Aba de serviços do pedido.

Temos duas maneiras principais de incluir serviços no pedido: Usando serviços cadastrados ou usando serviços avulsos. Vamos começar pelo serviço cadastrado:

Para incluirmos um serviço cadastrado, temos duas formas: Adicionando serviço já cadastrado, e adicionando serviço avulso. Vamos ver como cada uma funciona, com suas vantagens e desvantagens:

Incluindo serviço cadastrado: Para incluir um serviço cadastrado no pedido, podemos preencher o campo código com o código do serviço cadastrado no anexar; Podemos digitar o nome do serviço dentro do campo descrição do serviço, e o sistema pesquisará no banco de dados serviços com descrição contendo o que foi digitado; Ou ainda pode-se clicar no botão de binóculo localizado ao lado do campo de código do serviço, e usar a tela de cadastro de serviços para incluir o serviço no pedido, pesquisando o serviço e clicando duas vezes no serviço desejado. A função de inclusão de serviços cadastrados é vantajosa para empresas que tem serviços tabelados, como auto-centers, onde o valor do serviço é sempre o mesmo, como balanceamento, geometria ou troca de óleo, fazendo com que a inclusão do serviço torne-se muito fácil e rápida. Não recomendamos cadastrar o serviço para empresas cujos serviços prestados sejam muito específicos ou tenham descrição variável, pois o cadastro de serviço limitará a descrição do serviço ao que foi cadastrado, obrigando-o a cadastrar toda vez um serviço novo. Nesses casos, usamos a outra forma de incluir serviços:

Incluindo serviços avulsos (Não-Cadastrados): Para incluir um serviço avulso, ou seja, um serviço que não passará pelo cadastro de serviços do anexar, simplesmente digite a descrição completa do serviço que deve ser cobrado no campo descrição do serviço, e aperte Enter. Após apertar enter, o anexar mostrará uma janela dizendo que não foi encontrado um serviço com a descrição preenchida, e pergunta se gostaria de prosseguir com a inclusão desse serviço mesmo assim. Clique em sim, e o anexar prosseguirá com a inclusão do serviço no pedido, pedindo informações de quantidade e valor unitário. A função de inclusão de serviço avulso permite que você tenha liberdade na digitação e inclusão de serviços no pedido, principalmente em serviços específicos, como serviços de tornearia e usinagem.

Imagem 15: Janela de aviso de serviço não cadastrado, com a pergunta se gostaria de incluir o produto ainda assim.

Após incluir o serviço de qualquer uma das duas formas disponíveis, vamos preencher o campo quantidade e o campo valor unitário, que são os campos que compõem valor. O valor total do serviço é calculado multiplicando a quantidade pelo valor unitário. Após preencher os dois campos, clique no botão Adicionar, e o serviço será adicionado ao pedido, limpando os campos para que possam ser adicionados mais serviços, caso necessário.

Imagem 16: Painel de adição de serviços no pedido, com o botão Adicionar em destaque.

Agora que terminamos de abordar a aba de serviços do pedido, vamos para a próxima aba: a aba de Financeiro/Parcelas.

Aba Financeiro/Parcelas – F7

A aba de financeiro/parcelas é responsável pelo controle financeiro do pedido, ou seja, ele armazena os dados do faturamento do pedido, como forma e condição de pagamento, vendedor responsável pela venda, e eventuais vale-compra vinculados, bem como itens de despesa do pedido. Vamos ver agora como funciona cada campo usando campos enumerados:

  1. Vendedor: O campo de vendedor armazena o vendedor responsável pela venda, e consequentemente o vendedor que será comissionado pela venda. O vendedor pode ser escolhido clicando na seta do campo, e o selecionando na lista que se abre, ou clicando no botão de binóculo, clicando em localizar vendedor e usando a tela para procurar o vendedor desejado, ou ainda, caso o vendedor não esteja cadastrado ainda, pode ser cadastrado na hora usando o botão de binóculo, e clicando na opção de Cadastrar Vendedor.
  2. Condição de Pagamento: O campo de condição de pagamento contém o prazo de pagamento escolhido para a venda. Esses prazos são cadastrados na tela de condições de pagamento, que pode ser acessada usando o botão de binóculo ao lado do campo, tanto para cadastrar novas condições, quanto para usar a tela de condição para filtrar a condição desejada. Um exemplo de condição de pagamento é 30/60, onde o sistema gerará dois pagamentos: Um para daqui 30 dias, e um para daqui 60. Ou ainda a condição de pagamento a vista, que gera apenas um pagamento com a data do dia da venda.
  3. Forma de Pagamento: O campo de forma de pagamento contém a informação de como foi pago o pedido, como pagamento em boleto, ou pagamento em cartão de crédito, ou pagamento em dinheiro. Lembrando que a condição de pagamento dita quantos pagamentos foram feitos, e cada pagamento contém uma forma de pagamento(Dinheiro, cheque, cartão de crédito/débito, boleto, etc…)
  4. Gerar Parcelas: O botão de gerar parcelas abre o painel de geração de parcelas, para que sejam combinadas condição e forma de pagamento para criar as parcelas de pagamento do pedido. Ao clicar no botão, o sistema exibirá a primeira tela da geração, que é a tela de condição de pagamento. Nessa tela estarão listadas todas as condições de pagamento. Caso a condição de pagamento tenha sido preenchida anteriormente, essa tela virá com a condição colocada no campo condição  de pagamento pre-selecionada, poupando assim seu tempo em pesquisar e selecionar essa condição. Após selecionar a condição desejada, clique em Próximo. Aparecerá então a opção de formas de pagamento. Aqui você pode selecionar a forma em que o cliente pagará o pedido. Se o cliente for usar mais de uma forma, não se preocupe – Selecione a forma usada na primeira, e na próxima tela poderemos colocar as outras. Lembrando que, se na tela anterior for selecionada a forma de pagamento junto da condição nas caixas de condição e forma de pagamento, a forma de pagamento estará automaticamente selecionada, agilizando o processo de geração de parcelas. Assim que decidir a forma de pagamento a usar no pedido, e selecionar a forma clicando uma vez sobre ela, clique novamente no botão Próximo. Aparecerá então a tela de confirmação de dados das parcelas. Nessa tela, a condição e a forma de pagamento selecionadas anteriormente gerarão pagamentos, com data de vencimento, valor, e forma de pagamento. Confirme os dados de cada parcela usando os campos de valor, data de vencimento e forma de pagamento localizados no centro da tela. Confirmados os dados, clique em Aplicar para adicionar a parcela e passar pra próxima. O sistema pedirá para ser confirmadas todas as parcelas, uma por uma, até que chegue na última. Ao chegar na última, clicando em Aplicar, o Anexar perguntará se deseja finalizar a geração de parcelas, visto que todas as parcelas foram geradas corretamente. Ao clicar em sim, o sistema retornará à tela de parcelas, mas com as parcelas preenchidas com os dados confirmados na tela anterior de confirmação de parcelas.
  5. Adicionar Vales: A função de adicionar vales no anexar serve para vincular vale-compras ao pedido, abatendo o valor do vale do valor total do pedido. Importante ressaltar que a função de vale-compras no anexar não é desconto, e sim abatimento de valor, por isso o campo desconto não é preenchido, mesmo com vale. Para adicionar vale, clique no botão Adicionar Vales. abrirá então a tela de vales disponíveis. Pesquise o vale a ser usado, e clique duas vezes sobre ele, e pronto! O vale foi adicionado ao pedido.

Imagem 17: Aba de financeiro do pedido, com campos enumerados para explicação.

Essas são as funções disponíveis para a aba de financeiro/parcelas do pedido. Vamos agora para a próxima aba, a aba de Dados Adicionais/Observações – F8:

Aba Dados Adicionais/Observações – F8:

A aba de dados adicionais e observações serve para adicionar dados no pedido como: Observações Gerais, dados de industrialização, ou ainda visualização de documentos fiscais vinculados ao pedido, como notas fiscais e notas de consumidor. Vamos ver agora quais informações podemos colocar nessa aba:

Sub-aba de Observações de pedido:

A sub-aba de observação de pedido contém a observação geral do pedido, anotações gerais como “Entregar até hora xx:xx”, ou ainda “Dimensões do produto: “–x–x–“. Esse campo tem capacidade de 2000 caracteres de armazenamento. Caso precise de um campo maior, use o campo de Especificações, que será mostrado mais a frente.

Imagem 18: Sub-aba de observações do pedido.

Sub-aba de Observação de Contatos:

A sub-aba de observação de contatos serve para armazenar os contatos feitos com o cliente relacionados ao pedido. Essa função é muito usada no ramo de tele-vendas, onde é necessário para o gerente de vendas controlar os contatos feitos pelos vendedores com os clientes.

Imagem 19: Sub-aba de observação de contatos do pedido.

Sub-aba de Especificações:

A sub-aba de especificações serve para colocar especificações técnicas sobre o pedido, ou cláusulas de contratação, ou ainda quaisquer dados de observação que não couberam na aba de observação. Esse campo tem capacidade de 5000 caracteres de armazenamento, mais do que o dobro do campo de observação.

Imagem 20: Sub-aba de especificações do pedido.

Sub-aba de Dados Indústria:

A sub-aba de dados indústria serve para colocar alguns dados industriais sobre o pedido, como o modelo de estofamento utilizado, o modelo de estrutura, e a cor do produto acabado.

Imagem 21: Sub-aba de dados industriais do pedido.

Sub-aba de DF-e (Documentos Fiscais)

A sub-aba de documentos fiscais contém todos os documentos fiscais vinculados ao pedido, sejam NF-e modelo 55 ou NFC-e modelo 65. Essa aba serve para facilitar a consulta a documentos fiscais emitidos a partir de pedidos.

Imagem 22: Sub-aba de documentos fiscais vinculados ao pedido.

Agora que vimos todas as funções disponíveis na aba de dados adicionais, vamos para  a próxima aba: A aba de Dados de Entrega – F9:

Aba de Dados de Entrega – F9

A aba dados de entrega armazena os dados de entrega do pedido, no caso de ele ser transportado. Vamos enumerar os campos, conforme a Imagem a seguir:

Imagem 23: Tela de dados de entrega, com os campos enumerados para explicação.

  1. Transportadora/Entregador: Esse campo armazena a transportadora responsável por entregar o pedido ao cliente. Esse campo usa o cadastro de transportadora, então você pode usar o botão de lupa ao lado do campo para cadastrar ou pesquisar a transportadora.
  2. Frete: Esse campo armazena a modalidade do frete do pedido. Importante ressaltar que esse campo define quem será responsável pelo pagamento e execução do frete.
  3. Turno da Entrega: Esse campo define em que turno deverá ser entregue a mercadoria, caso a mercadoria só possa ser entregue em um turno específico.
  4. Local de Entrega: Esses campos definem onde deverá ser entregue a mercadoria. Se no cadastro do cliente tiverem sido preenchidos os campos de endereço de entrega, esses campos serão preenchidos automaticamente.
  5. Data de Entrega: Esse campo armazena a data que deverá ser entregue o pedido.
  6. Previsão Embarque: A data prevista para o embarque da mercadoria.
  7. Data de Planejamento: A data onde será planejada a rota de entrega do pedido.
  8. Ser avisado: Essa caixa, se marcada, cria um compromisso na agenda do usuário responsável pela abertura do pedido referente a entrega do pedido, no dia preenchido no campo data de entrega. Caso queira que todos os usuários tenham esse compromisso na agenda, marque a caixa Aviso para Todos os Usuários.

Terminada a explicação sobre a aba de dados de entrega, vamos para a última aba do pedido: a aba Totais – F12.

Aba Totais – F12

A aba de totais F12 armazena todos os totais do pedido, como valores de frete, adicionais, valor do pedido total, descontos, IPI, ICMS ST, etc. Assim como na aba de dados da entrega, vamos enumerar os campos dessa tela conforme mostrado na Imagem a seguir e explicá-los um a um:

Imagem 24: Aba de totais do pedido, com os campos enumerados para explicação.

  1. Peso Bruto: Esse campo armazena o peso bruto de todas as mercadorias do pedido.
  2. Peso Líquido: Esse campo armazena o peso líquido de todas as mercadorias do pedido.
  3. Metro cúbico: Esse campo armazena quantos metros cúbicos as mercadorias do pedido ocupam.
  4. Total de Produto: Armazena o somatório do valor total dos produtos do pedido, sem considerar descontos, impostos ou acréscimos.
  5. Total de Serviço: Armazena o somatório do valor toral dos serviços do pedido, sem considerar descontos, impostos ou acréscimos.
  6. Valor bruto: Armazena o somatório do valor total de produto mais o valor total de serviço.
  7. Desc. Produto: Armazena o valor de descontos em produtos.
  8. Desc. Serviço: Armazena o valor total de descontos em serviços.
  9. Valor Frete: O valor digitado nesse campo será acrescido ao total do pedido como adicional de Frete.
  10. Valor Seguro: O valor digitado nesse campo será acrescido ao total do pedido como Adicional de Seguro.
  11. Acréscimo: O valor digitado nesse campo será acrescido ao total do pedido como acréscimo geral.
  12. Taxa de entrega: O valor digitado nesse campo será acrescido ao valor total do pedido como taxa de entrega. Diferente do Frete, pois o frete é variável, e a taxa de entrega é fixa. A taxa de entrega é normalmente usada em entregas para lugares próximos.
  13. Valor Sem Impostos: O valor sem impostos é o somatório de todos os campos anteriores de valor, sem acrescer impostos.
  14. Total de IPI: Armazena o valor do IPI dos produtos do pedido, de acordo com a alíquota de IPI colocada dentro de cada produto.
  15. Valor ICMS: Armazena o valor total de ICMS do pedido, de acordo com a alíquota de ICMS colocada dentro do produto.
  16. Valor ICMS ST: Armazena o valor total de ICMS ST do pedido, de acordo com o cálculo de ICMS ST de Margem de Valor Agregado, ou de Pauta.
  17. Desconto Extra: O valor digitado nesse campo será descontado do total do pedido como desconto extra. Difere do desconto em produto pois o desconto em produto é o desconto somente em um produto específico, enquanto o desconto extra é sobre o pedido inteiro.
  18. Valor com Impostos: É o valor total do pedido, considerando o valor sem impostos mais todos os impostos, menos o desconto extra.
  19. Legenda: Legenda explicativa com o cálculo e significado de cada campo.
  20. Calcular Valor de Impostos(IPI/ICMS ST): Essa opção, caso marcada, habilita o cálculo dos impostos. Caso desabilitada, não soma impostos no pedido.

Após digitar os dados do pedido, clique no botão “Salvar”, clique em sim, e depois coloque sua senha. O pedido então estará criado e pronto para ser movimentado pelo sistema, sendo criando expedições, emitindo notas fiscais, ordens de produção, ou quaisquer outra operação envolvendo pedidos.

Esse foi nosso post sobre como digitar pedidos. Para informações mais específicas, ou sobre outras funções de pedido, consulte nossa wiki na seção de pedidos.

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