Configurar Limites de Vendas e Restrição de Crédito
No Anexar, no módulo Cadastro de Cliente, você consegue configurar algumas restrições financeiras para seu cliente, como limites de vendas e restrições de crédito. Para acessar essas configurações, você deve acessar o cadastro do cliente e ir na guia Dados Adicionais, e em seguida na guia Limite de Venda / Restrição de Crédito.
Na primeira parte, a esquerda, podemos ver as configurações de Observação Financeira
Nesse quadro você consegue configurar uma observação financeira personalizada para esse cliente, ou seja, uma informação financeira sobre o cliente que você precise lembrar e que você pode escrever da maneira que desejar. Essa informação irá aparecer nos principais módulos que contenham movimentação financeira relacionadas a clientes(Orçamento, Orçamento Técnico, Pedido, NF-e, NFS-e, Conserto, Ordem de Prestação de Serviço, Duplicatas e Contas a Receber).
Para utilizar o campo, marque a caixa Mostrar o aviso nas observações financeiras das operações comerciais.
A observação irá aparecer num botão piscante como na foto a seguir
Ao abrir esse botão, ira aparecer a observação que você configurou.
Seguindo para o segundo quadro, abaixo das Observações Financeiras, temos os campos de definição de Limite de venda
Nesse quadro você define se o cliente tem um limite para as vendas a prazo. Para definir o limite de venda, marque a caixa e coloque o limite no campo Limite de Venda. Aparecerá também o limite que o cliente já utilizou e o saldo de quanto ele ainda pode utilizar.
Esse limite se aplica somente a vendas que não gerem caixa, ou seja, vendas que tenham como forma de pagamento o tipo de operação Outros (Prazo, boletos, depósitos, entre outros). Dessa forma, você continuará conseguindo vender a vista para clientes que tenham essa restrição.
Você ainda conseguirá fazer as vendas para os clientes, mesmo que exceda o limite, mas somente se o usuário que estiver fazendo a venda tiver permissão para fazer essa operação, caso contrário o sistema bloqueará a venda. O sistema irá avisar caso o lançamento tenha excedido o limite.
Prosseguindo na tela de Limites de Vendas / Restrição de Crédito, no lado direito, temos o quadro de Restrição de Crédito.
Nesse quadro você consegue deixar registrado se o cliente tem algum tipo de restrição de crédito (Serasa, Spc, etc). Para adicionar, marque a caixa Possui Restrição de Crédito, em seguida, preencha a data de inclusão e uma observação. Após salvar, você consegue remover a restrição de crédito, bastando apenas desmarcar a caixa Possui Restrição de Crédito e inserir a data de retirada.
Abaixo, há um histórico com todas as restrições que já foram cadastradas para esse cliente.