Aprenda a fazer Orçamento Rapido com nossas lições

25 de outubro de 2018
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Lição 1: Gerar orçamento rápido.

1. Abra a Interface de Orçamento rápido clique na aba Movimentação e selecione Orçamento rápido (F8)
2. Aperte F9 e selecione o vendedor (se for necessário)
3. Informe um produto (A pesquisa pode ser feita por nome, código de barras ou referência).
4. Mantenha a quantidade (1) e o valor unitário do item.
5. Adicione outro produto com quantidade igual a 3 mantendo o valor sugerido pelo sistema.
6. Agora abra a finalização do orçamento (F12), Informe o valor pago do lado da forma de pagamento desejada (Se o valor pago for igual ao valor total utilize a tecla F4 para que o sistema sugira o valor) e em seguida confirme.
7. Imprima o orçamento selecionando uma das formas de impressão que o sistema disponibiliza.

Lição 2: Gerar orçamento rápido simples alterando e removendo itens.

1. Aperte F9 e selecione o vendedor (se for necessário) .
2. Adicione um produto com quantidade igual a 3. Mantenha o valor sugerido pelo sistema.
3. Adicione um produto com quantidade igual a 6 mantendo o valor sugerido pelo sistema.
4. Adicione um produto com quantidade igual a 2. Mantenha o valor sugerido pelo sistema.
5. Aperte F6 para realizar a alteração de itens. Altere a quantidade do primeiro item de 3 para 1. Caso não queira pressionar o botão F6, selecione o recurso “F11 – Opções” da interface principal que serão listados os recursos do orçamento.
6. Aperte DEL para selecionar qual número do item deseja remover. Realize a remoção do item 2
7. Aperte F12 para finalizar o orçamento.
8. Digite o valor pago ao lado da forma de pagamento desejada.
9. Imprima o orçamento selecionando uma das formas de impressão que o sistema disponibiliza.

Lição 3: Alterar Orçamento Rápido já existente.

1. Aperte F9 e selecione o vendedor (se for necessário) .
2. Adicione um produto com quantidade igual a 3. Mantenha o valor sugerido pelo sistema.
3. Aperte F12 para finalizar o orçamento.
4. Digite o valor pago ao lado da forma de pagamento desejada.
5. Clique em “Não Imprimir”.
6. De volta à tela principal do orçamento rápido, aperte “F11 – Opções” para entrar no menu de opções.
7. Clique em alterar orçamento.
8. Pesquise o orçamento que você acabou de gerar, utilizando como recurso os filtros de pesquisa. Assim que localizado, dê duplo clique sobre o orçamento a ser alterado e ou pressione o botão “Selecionar”.
9. Adicione mais um produto com quantidade igual a 3 mantendo o valor sugerido pelo sistema.
10. Aperte F12 para finalizar o orçamento.
11. Digite o valor pago ao lado da forma de pagamento desejada.
12. Imprima o orçamento selecionando uma das formas de impressão que o sistema disponibiliza.

Lição 4: Gerar mais de uma Parcela em um orçamento rápido.

1. Aperte F9 e selecione o vendedor (se for necessário) .
2. Adicione um produto com quantidade igual a 3. Mantenha o sugerido pelo sistema.
3. Aperte F12 para finalizar o orçamento.
4. Na tela de finalização selecione a opção “personalizado” que fica na parte inferior da tela de fechamento.
5. Selecione uma condição de pagamento com 2 parcelas.
6. Se não existir, clique em personalizado novamente e informe como condição de pagamento “2 parcelas sem entrada com prazo de 30 dias”.
7. Selecione a forma de pagamento “prazo” para ambas as parcelas geradas se houver esta forma de pagamento. Caso não exista selecione outra forma de pagamento.
8. Aplique e finalize as parcelas.
9. Imprima o orçamento selecionando uma das formas de impressão que o sistema disponibiliza.

Lição 5: Gerar orçamento utilizando duas formas de pagamento.

1. Aperte F9 e selecione o vendedor (se for necessário).
2. Adicione um produto com quantidade igual a 5 mantendo o valor unitário do produto.
3. Adicione outro produto produto com quantidade igual a 1 mantendo o valor unitário do produto.
4. Aperte F12 para finalizar o orçamento.
5. Informe o valor pago ao lado de cada forma de pagamento. Neste caso informe pelo menos valores em duas formas de pagamento distintas .
6. Confirme a finalização do orçamento.
7. Imprima o orçamento selecionando uma das formas de impressão que o sistema disponibiliza.

Lição 6: Aplicar desconto nos itens do orçamento rápido.

1. Aperte F9 e selecione o vendedor (se for necessário).
2. Adicione um produto com quantidade igual a 3 mantendo o valor sugerido pelo sistema, aplicando um desconto de 10% no campo “Desconto (%)” antes de adicionar o item ao orçamento.
3. Adicione mais um produto com quantidade igual a 1 mantendo o valor sugerido pelo sistema aplicando um desconto de 20%, no campo “Desconto (%)”antes de adicionar o item ao orçamento.
4. Aperte F12 para finalizar o orçamento.
5. Digite o valor pago do lado da forma de pagamento desejada.
6. Imprima o orçamento selecionando uma das formas de impressão que o sistema disponibiliza.

Lição 7: Aplicar desconto extra no orçamento rápido.

1. Aperte F9 e selecione o vendedor (se for necessário).
2. Adicione um produto com quantidade igual a 3 mantendo o valor sugerido pelo sistema.
3. Adicione outro produto com quantidade igual a 2 mantendo o valor sugerido pelo sistema.
4. Preencha o campo “Desconto Extra” com R$ 1,00. Observe que o desconto foi aplicado ao total do orçamento e não nos itens.
5. Aperte F12 para finalizar o orçamento
6. Digite o valor pago ao lado da forma de pagamento desejada
7. Imprima o orçamento selecionando uma das formas de impressão que o sistema disponibiliza.

Lição 8: Aplicar Acréscimo em um Orçamento Rápido.

1. Aperte F9 e selecione o vendedor (se for necessário).
2. Adicione um produto com quantidade igual a 3 mantendo o valor sugerido pelo sistema.
8. Preencha o campo “Acréscimo” com R$ 1,00. Observe que o acréscimo foi aplicado ao total do orçamento e não nos itens.
3. Aperte F12 para finalizar o orçamento.
4. Digite o valor pago ao lado da forma de pagamento desejada.
5. Imprima o orçamento selecionando uma das formas de impressão que o sistema disponibiliza.

Lição 9: Alterar o Tipo de Orçamento rápido.

1. Aperte F9 e selecione o vendedor (se for necessário) .
2. Aperte F7 para alterar o tipo do orçamento selecionado o desejado.
3. Adicione um produto com quantidade igual a 3 mantendo o valor sugerido pelo sistema.
4. Aperte F12 para finalizar o orçamento.
5. Digite o valor pago do lado da forma de pagamento desejada.
6. Imprima o orçamento selecionando uma das formas de impressão que o sistema disponibiliza.

Lição 10: Gerar NFC-e de um Orçamento Rápido.

1. Aperte F9 e selecione o vendedor (se for necessário).
2. Adicione um produto com quantidade igual a 3. Mantenha o sugerido pelo sistema.
3. Aperte F12 para finalizar o orçamento.
4. Digite o valor pago do lado da forma de pagamento desejada.
5. Quando aberta a interface de seleção de impressão, marque a opção que realiza a emissão da NFC-e. Caso o cliente queira identificar o comprador, informe o CPF ou CNPJ do mesmo para emissão da nota fiscal eletrônica ao consumidor. Caso contrário, deixe o campo vazio e clique em “Confirmar”.

Lição 11: Identificar um cliente no orçamento rápido

1. Aperte F5 para alterar/informar o cliente . Caso deseja cadastrar um cliente novo, basta pressionar o botão “Novo Cliente” existente da interface. Se o cliente já existir no sistema, realize uma busca através dos filtros existentes na tela de busca de cliente e em seguida dê um duplo clique sobre o cliente desejado e ou selecione o botão “selecionar”. Caso não queira pressionar o botão F5, selecione o recurso “F11 – Opções” da interface principal que serão listados os recursos do orçamento.
2. Aperte F9 e selecione o vendedor (se for necessário).
3. Adicione um produto com quantidade igual a 2 mantendo o valor sugerido pelo sistema.
4. Aperte F12 para finalizar o orçamento.
5. Digite o valor pago do lado da forma de pagamento desejada.
6. Imprima o orçamento selecionando uma das formas de impressão que o sistema disponibiliza.
Obs.: o sistema permite que o cliente seja informado a qualquer momento enquanto o orçamento é gerado. Desta forma é possível primeiramente informar os itens do orçamento e em seguida especificar o cliente

Lição 12: Gerar orçamento rápido com cliente avulso

1. Aperte F8 para adicionar um cliente avulso. Preencha com os dados do cliente nos campos solicitados e clique em adicionar. Caso não queira pressionar o botão F8, selecione o recurso “F11 – Opções” da interface principal que serão listados os recursos do orçamento.
2. Aperte F9 e selecione o vendedor (se for necessário) .
3. Adicione um produto com quantidade igual a 3 mantendo o valor sugerido pelo sistema.
4. Aperte F12 para finalizar o orçamento.
5. Digite o valor pago do lado da forma de pagamento desejada.
6. Imprima o orçamento selecionando uma das formas de impressão que o sistema disponibiliza.
Obs.: o sistema permite que o cliente seja identificado a qualquer momento enquanto o orçamento é gerado. Desta forma é possível primeiramente informar os itens do orçamento e em seguida especificar o cliente. Considera-se cliente avulso o cliente que não será cadastrado na relação de clientes do sistema e sim ficará apenas vinculado ao orçamento em questão.

Lição 13: Gerar orçamento rápido com endereço de entrega

1. Aperte F9 e selecione o vendedor (se for necessário) .
2. Adicione um produto com quantidade igual a 7 mantendo o valor sugerido pelo sistema.
3. Aperte F11 para abrir o menu de opções e selecione a opção “Endereço de Entrega”.
4. Preencha os dados da entrega, depois clique em “confirmar”.
5. Aperte F12 para finalizar o orçamento.
6. Digite o valor pago do lado da forma de pagamento desejada.
7. Imprima o orçamento selecionando uma das formas de impressão que o sistema disponibiliza.

Lição 14: Gerar orçamento rápido com produto avulso

1. Aperte F9 e selecione o vendedor (se for necessário).
2. Adicione um produto com quantidade igual a 5 mantendo o valor sugerido pelo sistema.
3. Para inserir um produto avulso, pressione F11 para abrir o menu de opções e em seguida selecione a opção “Adicionar produto avulso”.
4. Preencha a descrição do produto com o texto “produto avulso”. Informe a quantidade igual a 4 e valor unitário R$ 10,00. Em seguida pressione o botão “adicionar”.
5. Aperte F12 para finalizar o orçamento.
6. Digite o valor pago do lado da forma de pagamento desejada.
7. Imprima o orçamento selecionando uma das formas de impressão que o sistema disponibiliza.
ATENÇÃO: Caso seja informado um produto avulso em um orçamento, o mesmo não pode gerar um cupom fiscal eletrônico ao consumidor (NFC-e) posteriormente.

Lição 15: Visualizar o histórico de um produto já adicionado no orçamento rápido

1. Aperte F9 e selecione o vendedor (se for necessário).
2. Adicione um produto com quantidade igual a 3. Mantenha o valor unitário sugerido pelo sistema.
3. Adicione um novo produto com quantidade igual a 4, mantendo o valor unitário sugerido pelo sistema.
4. Aperte F11 para abrir o menu de opções.
5. Pressione as teclas “CTRL + H” de forma simultânea e visualize o histórico do último produto adicionado ao orçamento. Você também poderá ter este mesmo recurso pressionado “F11 – Opções” da interface principal, e em seguida selecionando a opção de “histórico do produto”.
6. Aperte F12 para finalizar o orçamento.
7. Digite o valor pago do lado da forma de pagamento desejada.
8. Imprima o orçamento selecionando uma das formas de impressão que o sistema disponibiliza.
Obs.: O recurso de visualização de histórico, só é executado no último item adicionado ao orçamento.

Lição 16: Imprimir segunda via de um orçamento rápido

1. Aperte F11 para abrir o menu de opções, e em seguida selecione a opção “Imprimir orçamento”.
2. Localize o orçamento desejado.
3. Selecione uma das formas de impressão que o sistema disponibiliza.

Lição 17: Adicionar observação no orçamento rápido e/ou no cliente

1. Aperte F9 e selecione o vendedor (se for necessário).
2. Adicione um produto com quantidade igual a 3 mantendo o valor sugerido pelo sistema.
3. Aperte F11 para abrir o menu de opções e em seguida selecione a opção “adicionar observação”.
4. Coloque como observação do cliente “Teste observação do Cliente”.
5. Coloque como observação do orçamento “Teste observação do orçamento”.
6. Aperte F12 para finalizar o orçamento.
7. Digite o valor pago do lado da forma de pagamento desejada.
8. Imprima o orçamento selecionando uma das formas de impressão que o sistema disponibiliza.

Lição 18: Fazer devolução de produtos no orçamento rápido

1. Aperte F11 para abrir o menu de opções e selecione a opção “Devolução”.
2. Selecione orçamento que contém o produto a ser devolvido.
3. Quando for listado os itens do orçamento, dê um duplo clique sobre o produto a ser devolvido e informe a quantidade a ser devolvida no campo “Qtd. a Devolver”( Observe o valor (R$)que foi gerado como devolução do produto, pois este valor será utilizado no orçamento aberto como vale desconto a ser utilizado no próximo orçamento). Em seguida clique no botão “Salvar” para finalizar o processo de devolução.
4. No orçamento aberto, adicione um novo produto com quantidade 3 mantendo o valor unitário do item.
5. Aperte F12 para finalizar o orçamento.
6. Observe que na interface de fechamento aparecerá o vale gerado no campo “Vales em aberto”. Caso queira utilizar o vale, basta selecioná-lo na lista, que o sistema gerará o desconto sobre o total do orçamento.
7. Digite o valor pago do lado da forma de pagamento desejada.
8. Imprima o orçamento selecionando uma das formas de impressão que o sistema disponibiliza.