Orçamento

Lição 1: Gerar orçamento simples.

  • 1. Informe um cliente (explicar pesquisa por código ou por nome, caso necessário).
  • 2. Informar um vendedor.
  • 3. Adicionar um produto ao orçamento informando a quantidade 1. Mantenha o valor unitário do item.
  • 4. Adicione novo produto informando a quantidade 5. Mantenha o valor unitário do produto.
  • 5. Adicione novo produto informando a quantidade 1 e altere o valor unitário do produto para mais R$ 1,00 do valor apresentado como valor unitário do produto.
  • 6. Adicione novo produto com quantidade 1 e mantenha o valor unitário do produto e aplique desconto de 5% no item.
  • 7. Adicione novo produto com quantidade 1 e mantenha o valor unitário do produto. Aplique desconto de valor R$ 2,00 ao invés de percentual no campo de desconto(clicar no ícone azul no campo desconto, para aplicar desconto por valor).
  • 8. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
  • 9. Salve o orçamento.
  • 10. Apresente a impressão do orçamento.

Lição 2: Gerar orçamento simples alterando e removendo itens.

  • 1. Informe um cliente (explicar pesquisa por código ou por nome, caso necessário).
  • 2. Informar um vendedor.
  • 3. Adicionar um produto ao orçamento informando a quantidade 1. Mantenha o valor unitário do produto.
  • 4. Adicionar um produto ao orçamento com a quantidade 5. Mantenha o valor unitário do produto.
  • 5. Adicionar um produto ao orçamento com a quantidade 7. Mantenha o valor unitário do produto.
  • 6. Adicionar um produto ao orçamento com a quantidade 9. Mantenha o valor unitário do produto.
  • 7. No primeiro item adicionado, clique duas vezes, e altere a quantidade do produto de 1 unidade para 2 unidades.
  • 8. No segundo item adicionado, clique duas vezes, e altere o seu valor unitário, acrescentando mais R$ 1,00.
  • 9. No Terceiro item adicionado, clique duas vezes, e altere o produto, aplicando um desconto de 5% no item.
  • 10. No quarto item adicionado, clique duas vezes, e remova o produto.
  • 11. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
  • 12. Salve Orçamento.
  • 13. Apresente a impressão do orçamento.

Lição 3: Alterar Orçamento já existente.

  • 1. Informe um cliente (explicar pesquisa por código ou por nome, caso necessário).
  • 2. Informar Vendedor.
  • 3. Adicionar um produto ao orçamento informando a quantidade 1. Mantenha o valor unitário buscado pelo cadastro do produto.
  • 4. Adicionar um produto ao orçamento, informando a quantidade 2, e o valor unitário buscado pelo cadastro do produto.
  • 5. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
  • 6. Salve o orçamento.
  • 7. Pesquise o orçamento criado ( tendo como base o cliente, a data e o valor do orçamento).
  • 8. Clique no botão alterar.
  • 9. Clique duas vezes no segundo item adicionado e remova o produto.
  • 10. Clique duas vezes no primeiro item do orçamento e altere a quantidade para 2.
  • 11. Antes de salvar observe o valor do orçamento em relação as parcelas geradas, pois se o valor não coincidir será necessário alterar o valor da parcela. Caso isto ocorra, vá em parcelas e selecione a opção alterar. Em seguida informe o novo valor a parcela.
  • 12. Salve o orçamento.
  • 13. Apresente a impressão do orçamento.

Lição 4: Remover Orçamento já existente.

  • 1. Informe um cliente (explicar pesquisa por código ou por nome, caso necessário).
  • 2. Informe um Vendedor.
  • 3. Adicionar um produto ao orçamento informando a quantidade 1. Mantenha o valor unitário do produto.
  • 4. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
  • 5. Salve o orçamento.
  • 6. Pesquise o orçamento criado ( tendo como base o cliente, a data e o valor do orçamento).
  • 7. Clique no botão excluir e informe o motivo da exclusão.

Lição 5: Clonar Orçamento já existente.

  • 1. Informe um cliente (explicar pesquisa por código ou por nome, caso necessário).
  • 2. Informar um vendedor.
  • 3. Adicionar um produto ao orçamento informando a quantidade 1. Mantenha o valor unitário do produto.
  • 4. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
  • 5. Salve o orçamento.
  • 6. Pesquise o orçamento criado ( tendo como base o cliente, a data e o valor do orçamento).
  • 7. Clique em recursos adicionais.
  • 8. Clique em clonar.
  • 9. Altere o cliente.
  • 10. Salve o orçamento.
  • 11. Apresente a impressão do orçamento clonado.

Lição 6: Alterar Parcelas de um orçamento salvo.

  • 1. Informe um cliente (explicar pesquisa por código ou por nome, caso necessário).
  • 2. Informar um vendedor.
  • 3. Adicionar um produto ao orçamento informando a quantidade 1. Mantenha o valor unitário do produto.
  • 4. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
  • 5. Salve o orçamento.
  • 6. Pesquise o orçamento criado ( tendo como base o cliente, a data e o valor do orçamento).
  • 7. Clique em alterar.
  • 8. Vá até a aba Parcelas (F7).
  • 9. Clique em alterar parcela, adicionando 2 dias na data do vencimento e alterando a forma de pagamento.
  • 10. Clique em “Aplique”.
  • 11. Salve o orçamento.
  • 12. Apresente a impressão do orçamento alterado.

Lição 7: Gerar mais de uma Parcela em um orçamento.

  • 1. Informe um cliente (explicar pesquisa por código ou por nome, caso necessário).
  • 2. Informar um vendedor.
  • 3. Adicionar um produto ao orçamento informando a quantidade 5. Mantenha o valor unitário do produto.
  • 4. Vá na aba de parcelas (F7) e mande gerar parcelas com uma condição de pagamento com pelo menos duas parcelas. Informe uma forma de pagamento padrão para as condições de pagamento. Confirme cada forma de pagamento, podendo alterar valor de cada parcela, data de vencimento e forma de pagamento.
  • 5. Salve o orçamento.
  • 6. Apresente a impressão do orçamento alterado.

Lição 8: Confirmando/desconfirmando um Orçamento.

  • 1. Informe um cliente (explicar pesquisa por código ou por nome, caso necessário).
  • 2. Informar um vendedor.
  • 3. Adicionar um produto ao orçamento informando a quantidade 6. Mantenha o valor unitário do produto.
  • 4. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
  • 5. Salve o orçamento.
  • 6. Pesquise o orçamento criado ( tendo como base o cliente, a data e o valor do orçamento).
  • 7. Clique em confirmar orçamento ( cuidado para não confirmar todos por engano ).
  • 8. Confirme o aviso das movimentações de financeiro e estoque que o sistema retornou.
  • 9. Visualize a situação do orçamento.
  • 10. Pesquise o orçamento confirmado ( tendo como base o cliente, a data e o valor do orçamento).
  • 11. Clique em desconfirmar orçamento.
  • 12. Confirme o aviso das movimentações de financeiro e estoque que o sistema retornou.
  • 13. Escreva o motivo da desconfirmação.
  • 14. Visualize a situação do orçamento.

Lição 9: Gerar título bancário em uma Parcela de um orçamento.

  • 1. Informe um cliente (explicar pesquisa por código ou por nome, caso necessário).
  • 2. Informar um vendedor.
  • 3. Adicionar um produto ao orçamento informando a quantidade 5. Mantenha o valor unitário do produto.
  • 4. Vá na aba de parcelas (F7) e mande gerar parcelas com uma condição de pagamento com pelo menos duas parcelas. Informe como forma de pagamento destas parcelas uma forma de pagamento que gera Título bancário. Confirme cada forma de pagamento, podendo alterar valor de cada parcela, data de vencimento e forma de pagamento.
  • 5. Salve o orçamento.
  • 6. Confirmar orçamento e verificar se as parcelas gerarão contas a receber. (Os títulos somente serão gerados pelo sistema se as parcelas gerarem contas a receber).
  • 7. Apresente a impressão do orçamento alterado.
  • 8. Vá no botão relatório existente na listagem de orçamento e selecione a impressão de boletos. Realize a impressão dos boletos listados.

Lição 10: Aplicar Desconto para todos os produtos.

  • 1. Informe um cliente (explicar pesquisa por código ou por nome, caso necessário).
  • 2. Informar um vendedor.
  • 3. Adicionar um produto ao orçamento informando a quantidade 6. Mantenha o valor unitário do produto.
  • 4. Adicionar um produto ao orçamento com a quantidade 5. Mantenha o valor unitário do produto.
  • 5. Clique no botão aplicar desconto e informe um percentual de desconto de 3% que será aplicado em todos os produtos.
  • 6. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
  • 7. Salve o orçamento.
  • 8. Apresente a impressão do orçamento.

Lição 11: Aplicar Desconto Extra no orçamento.

  • 1. Informe um cliente (explicar pesquisa por código ou por nome, caso necessário).
  • 2. Informar um vendedor.
  • 3. Adicionar um produto ao orçamento informando a quantidade 6. Mantenha o valor unitário do produto.
  • 4. Adicionar um produto ao orçamento com a quantidade 5. Mantenha o valor unitário do produto.
  • 5. Informe R$ 1,00 no valor de desconto no campo Desconto extra, posicionado no lado direito inferior da tela de orçamento.
  • 6. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
  • 7. Salve o orçamento.
  • 8. Apresente a impressão do orçamento.

Lição 12: Alterar Status de Orçamento.

  • 1. Informe um cliente (explicar pesquisa por código ou por nome, caso necessário).
  • 2. Informar um vendedor.
  • 3. Adicionar um produto ao orçamento informando a quantidade 6. Mantenha o valor unitário do produto.
  • 4. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
  • 5. Salve o orçamento.
  • 6. Pesquise o orçamento criado (tendo como base o cliente, a data e o valor do orçamento).
  • 7. Clique em alterar.
  • 8. Troque o status atual do orçamento, no campo “Status” localizado na parte superior da tela de orçamento.
  • 9. Salve o orçamento.
  • 10. Apresente a impressão do orçamento.

Lição 13: Alterar/adicionar Tipo de Orçamento.

  • 1. Informe um cliente (explicar pesquisa por código ou por nome, caso necessário).
  • 2. Informar um vendedor.
  • 3. Adicionar um produto ao orçamento informando a quantidade 6. Mantenha o valor unitário do produto.
  • 4. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
  • 5. Salve o orçamento.
  • 6. Pesquise o orçamento criado ( tendo como base o cliente, a data e o valor do orçamento).
  • 7. Clique em alterar.
  • 8. Troque ou adicione o tipo do orçamento no campo Tipo de orçamento, localizado na parte superior da tela de orçamento.
  • 9. Salve o orçamento.
  • 10. Apresente a impressão do orçamento.

Lição 14: Importar dados de outros módulos.

  • 1. Informe um cliente (explicar pesquisa por código ou por nome, caso necessário).
  • 2. Informar um vendedor.
  • 3. Adicionar um produto ao orçamento informando a quantidade 6. Mantenha o valor unitário do produto.
  • 4. Adicionar um produto ao orçamento informando a quantidade 4. Mantenha o valor unitário do produto.
  • 5. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
  • 6. Salve o orçamento.
  • 7. Abra um novo orçamento.
  • 8. Clique no botão Importar.
  • 9. Pesquise pelo orçamento criado anteriormente (você pode importar de outros módulos ).
  • 10. Devem permanecer marcados os produtos que deverão ser importados (neste caso vamos desmarcar o primeiro produto ).
  • 11. Confirmar importação.
  • 12. Salve o orçamento.
  • 13. Apresente a impressão do orçamento.

Lição 15: Gerar NF-e a partir de um Orçamento.

  • 1. Informe um cliente (explicar pesquisa por código ou por nome, caso necessário).
  • 2. Informar um vendedor.
  • 3. Adicionar um produto ao orçamento informando a quantidade 6. Mantenha o valor unitário do produto.
  • 4. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
  • 5. Salve o orçamento.
  • 6. Confirme o orçamento saldo.
  • 7. Pesquise o orçamento confirmado (tendo como base o cliente, a data e o valor do orçamento).
  • 8. Clique em recursos adicionais.
  • 9. Gerar NF-e.
  • 10. Selecione o CFOP, marque a opção importar parcelas e selecione os produtos que irão compor a NF-e.
  • 11. Salve a NF-e.
  • 12. Emita a NF-e.

Lição 16: Gerar NFS-e a partir de um Orçamento.

  • 1. Informe um cliente (explicar pesquisa por código ou por nome, caso necessário).
  • 2. Informar um vendedor.
  • 3. Adicionar um Serviço ao orçamento informando um valor ao mesmo.
  • 4. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
  • 5. Salve o orçamento.
  • 6. Confirme o orçamento saldo.
  • 7. Pesquise o orçamento confirmado (tendo como base o cliente, a data e o valor do orçamento).
  • 8. Clique em recursos adicionais.
  • 9. Gerar NFS-e.
  • 10. Salve a NFS-e.
  • 11. Emita a NFS-e.

Lição 17: Gerar NFC-e a partir de um Orçamento.

  • 1. Informe um cliente (explicar pesquisa por código ou por nome, caso necessário).
  • 2. Informar um vendedor.
  • 3. Adicionar um produto ao orçamento informando a quantidade 6. Mantenha o valor unitário do produto.
  • 4. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
  • 5. Salve o orçamento.
  • 6. Confirme o orçamento saldo.
  • 7. Pesquise o orçamento confirmado (tendo como base o cliente, a data e o valor do orçamento).
  • 8. Clique em recursos adicionais.
  • 9. Gerar NFC-e.
  • 10. Verifique as informações do CPF e as observações da NFC-e e confirme.
  • 11. Imprima o cupom de NFC-e.

Lição 18: Gerar Pedido a partir de um Orçamento.

  • 1. Informe um cliente (explicar pesquisa por código ou por nome, caso necessário).
  • 2. Informar um vendedor.
  • 3. Adicionar um produto ao orçamento informando a quantidade 6. Mantenha o valor unitário do produto.
  • 4. Gere apenas uma parcela de pagamento (aba parcela F7).
  • 5. Salve o orçamento.
  • 6. Pesquise o orçamento criado (tendo como base o cliente, a data e o valor do orçamento).
  • 7. Vá em recursos adicionais e selecione o Gerar pedido.
  • 8. Selecione SIM, na caixa de diálogo, para Importar as observações dos itens.
  • 9. Selecione confirmar, alterando ou não o status.
  • 10. Observe que a parcela não foi importada pois o sistema não realiza este procedimento. Gere uma parcela ao pedido.
  • 11. Salve o pedido.
  • 12. Apresente a impressão do Pedido Importado.
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