Colocar Sub-Produtos Vinculados

Introdução ao vínculo de sub-produtos em produtos

A funcionalidade de vínculo de subprodutos permite a composição de kits de produtos, bem como qualquer composição de produtos que \ontenha outros produtos.

Etapas para Habilitar o vínculo de subprodutos

Nessa Seção, mostraremos as 4 etapas necessárias para cadastro e configuração dessa função, que são:

  • Configuração da função:Como configurar no Anexar para habilitar essa função.
  • Vinculando subproduto ao produto principal:Nessa seção mostramos como vincular o subproduto ao produto principal.
  • Configurando valores:Essa seção mostra como configurar os valores de compra e venda do produto principal.
  • Configurando Estoque:Essa seção mostra como configurar o controle de estoque dos subprodutos e do produto principal.

Configuração para habilitar a função sub-produto

Primeiramente, deve estar marcada na configuração de empresa a opção “Empresa utiliza sub-produtos” no cadastro de empresa. Para liberarmos essa opção, primeiramente abriremos a aba Cadastro, e selecionaremos a opção Empresa, como na Imagem 1:

Configurações.Empresa.png 
 Imagem 1: Como chegar na configuração de empresa.

Agora, selecione sua empresa e clique em Alterar, como na Imagem 2:

Empresa.PesquisarAlterar.png 
 Imagem 2: Alterando a configuração de empresa.

No menu lateral, clique em Produto. No painel novo que se abre, selecione a opção Produto possui sub-produto como na Imagem 3:

Cadastro.Empresa.SubProduto.png 
 Imagem 3: localização do menu Produto, e da opção Produto possui sub-produto na configuração de Empresa.

depois de liberada a opção, dentro do cadastro de produtos, aparecerá a opção dentro do cadastro de produto “Produto possui subprodutos”. Essa opção deverá estar marcada para que possamos cadastrar os produtos da composição, ou os sub-produtos.

Cadastro.Produto.SubProduto1.png 
Imagem 4:Essa imagem nos mostra exatamente a localização da caixa de possui sub-produtos, mencionada acima.

Ao marcar a opção, aparecerá uma nova aba: Sub-Produtos(Vide Imagem 5). Essa aba é onde controlaremos todos os aspectos dos subprodutos vinculados.

Cadastro.Produto.SubProduto.Aba.png 
 Imagem 5:Aqui podemos ver a aba Sub-Produtos.

Vinculando subprodutos ao produto principal

Para vincularmos subprodutos ao nosso produto principal, primeiramente, precisamos acessar a aba Sub-Produtos, e depois devemos clicar no botão Adicionar Sub-Produto, como na Imagem 6:

Cadastro.Produto.SubProduto.Adicionar.png 
 Imagem 6:Localização do botão para adicionar novos subprodutos ao produto principal.

Após clicar no botão adicionar, abirá o painel de adicionar subproduto. Iremos enumerar os campos desse painel para facilitar o entendimento:

  • Nessa tela, primeiramente, você deve pesquisar qual o produto você irá vincular ao principal. Essa pesquisa pode ser feita tanto com o cógido do produto, sua referência, seu código de barras, ou seu nome. Basta escrever a informação no devido campo (Código/Código de barras no primeiro campo(1), Referência no segundo(2), Nome no terceiro(3)).
  • No campo 4, colocaremos a quantidade desse produto que será usado na composição.
  • No campo 5 e 6, deve-se colocar os valores de acréscimo ou desconto que se está dando nesses produtos por eles fazerem parte de uma composição, caso existam esses valores de desconto ou acréscimo.
  • No campo 7, deve-se colocar o valor de custo desse produto. Lembrando que o valor de custo já virá igual ao do cadastro, somente é necessário mudar esse campo caso você esteja considerando um valor diferente do cadastrado. O valor de custo do subproduto pode ser considerado no lugar no valor de venda na hora de compor o valor de custo total do produto principal.
  • No campo 8, deve-se colocar o valor de venda do produto. O valor de venda também virá igual ao valor do cadastro, somente sendo mudado caso você considere outro valor na composição. O valor de venda também pode ser usado no lugar do valor de custo na hora de compor o valor total do produto principal.
Cadastro.Produto.SubProduto.Adicionar2.png 
Imagem 7: Enumeração dos campos explicados acima.

Depois de preenchidos os campos acima, clique no botão “Confirmar” para incluir o subproduto ao produto principal. Você pode incluir quantos produtos forem necessários, apenas repetindo o mesmo passo mostrado acima.

Controlando movimentação de estoque dos sub-produtos

O anexar tem vários modos para controle de estoque dos produtos principais juntamente com os subprodutos. Agora explicaremos cada um deles, e como configurá-los.

Cadastro.Produto.SubProduto.Estoque.png 
 Imagem 8: Tela de sub produtos, com as duas configurações de estoque assinaladas.

As duas opções assinaladas acima são as duas opções disponíveis para controle de estoque tanto do sub-produto quanto do produto principal. Explicaremos agora o que faz cada uma:

  • Movimenta Estoque de Produto: Essa opção controla se os módulos de movimentação irão movimentar o estoque do produto principal. Caso essa opção esteja marcada, movimentará estoque do produto principal. Caso esteja desmarcada, não movimentará. Essa opção controla APENAS O PRODUTO PRINCIPAL. Caso queira controlar o estoque dos subprodutos, refira-se à próxima opção.
  • Movimenta Estoque do Sub-Produto: Essa opção funciona da mesma maneira que a opção do produto principal, mas é aplicada APENAS PARA OS SUB-PRODUTOS. Caso essa opção esteja marcada, ao confirmar ou fazer qualquer outra operação que movimente estoque, os subprodutos serão movimentados. Caso essa configuração esteja desmarcada, os subprodutos não terão seu estoque afetado, mesmo confirmando ou fazendo qualquer operação automática de movimentação de estoque.

É importante ressaltar que es duas configurações, tanto a do produto principal quanto a do sub-produto não se afetam, ou seja: caso as duas opções estiverem marcadas, ocorrerá baixa automática de estoque tanto no produto principal quanto no sub produto. Caso nenhum esteja marcado, nenhum será afetado pelas movimentações automáticas. Caso apenas um dos dois( produto principal ou subproduto) estejam marcados, somente o marcado será afetado pela movimentação de estoque.

Configurando composição do custo do produto principal

Primeiramente, para configurarmos essa parte, é recomendável que o produto principal já tenha subprodutos vinculados a ele. Para acessarmos, essa configuração, primeiramente vamos na aba “Configuração”, e selecionaremos a opção “Empresa”.

Configurações.Empresa.png 
 Imagem 9: Localização da configuração de empresa.

Agora, selecione sua empresa e clique no botão “Alterar”. Aparecerá a tela de alteração de empresa. Selecione no menu da esquerda a opção “Produtos”, como na imagem 10:

Cadastro.Produto.SubProduto.ConfiguracaoValores.png
Imagem 10: configuração de produto. na empresa, e configuração de valores do subproduto.

Como podemos ver na imagem acima, temos demarcado exatamente a configuração que queremos. Explicaremos agora o funcionamento de cada opção:

  • Somando o valor de custo dos sub-produtos: Caso essa opção esteja marcada, o valor de custo do produto principal será a soma de todos os valores de CUSTO dos subprodutos. Lembrando que o valor de custo é composto pelo valor unitário de compra do produto, mais os impostos, e esse campo normalmente é preenchido automaticamente pelas notas de compra.
  • Somando o valor de venda dos sub-produtos: Caso essa opção esteja marcada, o sistema considerará como valor de custo do produto principal a soma dos valores de VENDA dos sub-produtos. Lembrando que o valor de venda é o resultado da multiplicação do valor de custo do produto com a margem de lucro escolhida.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________
Após feitas essas configurações, o subproduto estará pronto para uso.

No Comments

Post A Comment

WhatsApp WhatsApp