Como adicionar produtos similares aos produtos do anexar

Introdução à função de produtos similares

A função de produtos similares serve para ajudar na hora de pesquisar produtos, mostrando quais produtos são similares ao produto que você está pesquisando. Essa função é muito utilizada no ramo de autopeças, por exemplo, pois muitas peças que foram feitas para um modelo de veículo podem ser usadas também em outro modelo.

Lidando com produtos similares

Para liberarmos a função de produtos similares, precisamos fazer dois passos primeiro: O primeiro é Liberar a opção no cadastro de usuário. A segunda é Mudar o modo de visualização de produtos dentro da configuração de empresa. Vamos explicar agora como fazer cada uma:

Liberando a opção no cadastro de usuário

Para liberar a opção no cadastro de usuário, primeiramente você deve estar logado no sistema com um usuário administrador(super-usuario), pois apenas usuários administradores podem acessar o cadastro de usuários que abriremos agora. Caso esteja com o usuário administrador, abra a aba Segurança, e selecione a opção Cadastro de usuários, como mostrado na imagem 1:

Imagem 1: Localização do menu de cadastro de usuários no Anexar.

Abrirá a janela de usuários. Selecione o usuário que você quer que tenha a permissão e clique em Alterar, como na imagem 2:

Imagem 2: localização do botão alterar do cadastro de usuário.

Agora você estará na tela de alteração de permissões de usuário. O que você precisa fazer agora é localizar a linha “Cadastro de produto” dentro da aba Cadastro. Localizada a linha, clique duas vezes na opção da coluna OT 13. Note que ao clicar na coluna, ela lhe mostrará o texto Outro 13: Exibir produtos similares. É exatamente isso o que queremos: Liberar a opção de produtos similares. Após clicar duas vezes na coluna, o marcador ficará verde, indicando que a permissão foi liberada. Agora salve a alteração feita no botão Salvar, e feche o Anexar. Ao abri-lo novamente, a aba de produtos similares estará visível no cadastro de produto.

Liberando a opção de visualização de produto para o tipo produtos similares

Após liberarmos a opção no cadastro de usuários, vamos mudar a exibição da tela de pesquisa de produtos para a exibição de produtos similares. Para mudarmos essa opção, primeiro vamos em Configurações -> Empresa:

Imagem 3: Localização da opção de configuração de empresa.

Aberta a tela de configuração de empresa, localize sua empresa e clique no botão Alterar.

imagem 4: Pesquisando e alterando sua empresa.

Agora, no menu à direita, clique na opção Produto. Na nova tela que aparecerá, localize a opção Tela de Produto. Das opções disponíveis, escolheremos a opção Produtos similares, como na imagem a seguir:

Imagem 5: Opções de visualização de produto, com a opção de produto similar marcada.

Escolhida a opção, clicaremos em Salvar, e colocaremos a senha, para sairmos dessa tela, pois a configuração está pronta. Ao fechar o programa, e abri-lo novamente, a tela de pesquisa de produtos estará com o modo de visualização diferente.

Vinculando produtos similares a um produto principal

Para vincularmos um produto similar a um produto principal, primeiramente, entraremos no cadastro de produtos, abrindo a tela Cadastro, e selecionando a opção produto, como na imagem 6:

Imagem 6: Localização do menu de acesso ao cadastro de produto.

Agora, vamos localizar na tela de produto o produto principal. Após localiza-lo, clique no botão Alterar, localizado na inferior esquerda da tela. Após alterar, abrirá a tela de alteração de produto. Nessa tela, Abra a aba Produtos Similares, localizada a o lado da aba imagens/Dados E-Commerce, como na Imagem 7 a seguir:

Imagem 7: Tela de alteração de produto, com a aba de Produtos Similares evidenciada.

Após clicar na aba, aparecerá a tela como na Imagem 7. As funções dos campos enumerados são as seguintes:

  • Campo 1 – Lista de Produtos Similares: A lista de produtos similares contém todos os produtos similares vinculados ao produto até o momento.
  • Campo 2 – Adicionar Produto Similar: Use esse botão para adicionar produtos similares ao produto principal.
  • Campo 3 – Remover Produto Similar: Use esse botão para remover o produto selecionado da lista de produtos similares.

Para adicionar um produto similar ao produto principal, primeiramente, use o botão evidenciado no Campo 2. Aparecerá o seguinte painel da Imagem 8:

Imagem 8: Painel de inserção de produto similar.

Vamos mostrar por partes como usar o painel:

  • Campo 1 – Filtro de pesquisa: Aqui você colocará o filtro de pesquisa que, aliado ao campo de critério, que será explicado logo após, lhe ajudarão a encontrar o produto no cadastro para vincular.
  • Campo 2 – Campo de Critério: Aqui você pode escrever sob qual critério o filtro agirá no cadastro, fazendo com que a pesquisa retorne apenas os dados relevantes. Exemplo: se você colocar o filtro de pesquisa na opção “Nome do produto inicie com”, e escrever no critério a palavra “Barra”, a pesquisa retornará apenas os produtos cujo nome inicie com a palavra “Barra”.
  • Campo 3 – Botão Pesquisar: Ao clicar nesse botão, o sistema unirá o critério e o filtro e efetuará a pesquisa. Clique nesse botão quando o critério e o filtro estiverem do jeito que você quer para fazer a pesquisa.
  • Campo 4 – Tabela de produtos: Aqui serão listados os produtos que estiverem dentro das especificações da pesquisa feita.
  • Campo 5 – Botão Adicionar ao Produto Cadastrado: Esse botão adiciona o produto selecionado à lista de produtos similares do produto principal.

Visto as funções acima, tudo que precisa ser feito para adicionar um produto similar ao principal é: Primeiro, pesquise o produto a ser adicionado usando o filtro e o critério de pesquisa. Depois clique uma vez em cima do produto, para selecioná-lo, e clique no botão Adicionar ao Produto Cadastrado. Adicionados os produtos, você só precisa clicar no botão Salvar na parte inferior direita da sua tela para aplicar o vínculo que você criou, e pronto! Você adicionou produtos similares a um produto principal.

No Comments

Post A Comment

WhatsApp WhatsApp