Criar novo registro de Cliente
O cadastro de clientes no anexar funciona da seguinte maneira:
Primeiro vamos em “Cadastro → Cliente”:
[image_hover image=’http://anexotecnologia.com/wp-content/uploads/2018/11/Cadastro.Cliente.png’ hover_image=” link=” target=’undefined’ animation=’undefined’ transition_delay=”]
Depois clicamos no botão “Novo”:
[image_hover image=’http://anexotecnologia.com/wp-content/uploads/2018/11/Cadastro.Cliente.Novo_.png’ hover_image=” link=” target=’undefined’ animation=’undefined’ transition_delay=”]
Agora, colocaremos as configurações básicas. Escolha se o cliente é físico ou jurídico na parte superior da tela; Se o cliente for jurídico, você não precisa preencher todos os dados do cadastro, pois o anexar tem uma funcionalidade que obtém todos os principais dados do cliente direto da receita federal. Para buscar os dados da Receita Federal, digite o CNPJ do seu cliente no campo CNPJ, e depois clique no botão assinalado a seguir:
[image_hover image=’http://anexotecnologia.com/wp-content/uploads/2018/11/Cadastro.Cliente.Novo3_-1.png’ hover_image=” link=” target=’undefined’ animation=’undefined’ transition_delay=”]
Coloque as letras que compõem o CAPTCHA da receita e clique em consultar!
Note que o sistema preencheu sozinho a maioria dos campos necessários para a emissão de nota fiscal. Os campos que não foram preenchidos são Inscrição estadual e Fone, pois essas informações não constam na receita federal.
[image_hover image=’http://anexotecnologia.com/wp-content/uploads/2018/11/Cadastro.Cliente.Novo4_.png’ hover_image=” link=” target=’undefined’ animation=’undefined’ transition_delay=”]
Agora temos um campo muito importante e que influencia muito na emissão de notas fiscais, o Tipo de Inscrição. Podem ser três, e as regras gerais são essas:
- Caso o cliente não tenha Inscrição estadual, esse campo deve estar como Contribuinte Isento e na inscrição estadual deve estar escrito ISENTO, no masculino e todo maiúsculo.
- Caso o cliente tenha inscrição estadual mas seja uma igreja, uma escola pública, ou uma empreiteira/construtora ou qualquer outro ramo de atividade que não contribui para o ICMS, ou seja ainda cliente físico sem inscrição de produtor rural, esse campo deve estar como Não Contribuinte, e a inscrição estadual deverá ser deixada VAZIA. Na nota fiscal, deve estar marcada a opção “Consumidor Final” para que a nota emita corretamente.
- Caso o Cliente tenha Inscrição estadual e não se encaixe no quesito de não contribuinte, ou se for um cliente físico com inscrição de produtor rural, esta opção deve estar Contribuinte ICMS.
Colocadas essas informações, vamos para a parte inferior do sistema, ver a funcionalidade dos outros campos:
[image_hover image=’http://anexotecnologia.com/wp-content/uploads/2018/11/Cadastro.Cliente.Novo5_.png’ hover_image=” link=” target=’undefined’ animation=’undefined’ transition_delay=”]
- Código/Nome da Transportadora: Vincula a transportadora ao cliente, para que quando esse cliente for incluído na nota fiscal, essa transportadora automaticamente seja inclusa na nota fiscal.
- E-mail: Cadastra o e-mail do cliente. A função “Mala Direta” obtém os e-mails dos clientes a partir desse campo.
- E-mail NFe: Cadastra o e-mail para a qual devem ser enviadas as notas fiscais para o cliente. As funções “Enviar E-mail pelo Sistema”, “Enviar E-mail pelo Gerenciador” e a configuração de envio automático de e-mail pelo sistema ao emitir nota utilizam esse endereço de envio. Lembre-se de ter cuidado com esse campo caso você tenha a opção de envio automático de e-mail para o cliente marcada!
- Home Page: Cadastra a página principal do site do cliente, caso ele tenha um. O botão à direita desse campo leva a essa página.
- Financeiro/Comercial: Esses campos servem para informar quem na empresa é responsável por esses setores, respectivamente.
- Vendedor: Vincula no sistema o cliente a um dos vendedores cadastrados no sistema, para que quando for feita uma nota fiscal com esse cliente, automaticamente seja preenchido o campo “Vendedor” de dentro da nota.
- 2º Vendedor: É o “Vendedor Substituto”, aquele que assume a venda quando o primeiro não pode, ou no caso de vendedores separados em internos/externos, o primeiro seria o vendedor externo, ou o que faz o pedido, e o segundo seria o interno, ou o que fatura realmente, consegue descontos e faz o pós-venda.
Esses são os campos essenciais para o cadastro de cliente. Se os obrigatórios forem preenchidos, você não terá problema algum em emitir nota fiscal.